25 de novembro de 2024
COLEÇÃO

Galpão ‘secreto’ reúne relíquias e dezenas de Fuscas antigos em Franca

Por N. Fradique | da Redação
| Tempo de leitura: 3 min
Thiago Toledo/Colaborador
Carros empoeirados no Galpão na rua General Osório, na Estação, em Franca

Uma coleção com dezenas de Fuscas, 500 bicicletas e outras antiguidades está sendo comercializada em Franca. As relíquias foram ‘encontradas’ em um galpão na rua General Osório, na Estação, após a morte do proprietário, falecido há quatro meses por conta de um infarto, aos 56 anos.

A família está negociando as antiguidades, mas não querem publicidade. Mesmo assim, compradores, colecionadores e apreciadores não perderam tempo, promovendo um movimento grande nos últimos dias no local onde as relíquias estavam. Mas quem passava pela rua ou calçada de uma das principais ruas da cidade, jamais desconfiaria que ali, dentro de uma construção antiga, existia um verdadeiro ‘tesouro’, com dezenas de Fuscas, incluindo um da década de 1960. Um Maverick (Ford), um Jeep bastante antigo, uma VW Brasília, um Rural Willys e um Chevrolet Chevette, além de 500 bicicletas, máquinas de escrever e de costura e ferros de passar roupa e balanças.

A poeira sobre os carros e objetos mostra que as antiguidades estavam ali há muitos anos. A maior parte da coleção que o marceneiro possuía já foi vendida para pessoas de várias partes do Brasil, enquanto outra parte está sendo levada para uma chácara da família, que fica no Distrito Industrial, zona oeste de Franca.

Os herdeiros da coleção são três filhos do homem - que ao longo de sua profissão prestou serviço para grandes redes de lojas de Franca e do Brasil - não querem aparecer, mas uma pessoa muito ligada à família conta que a coleção está sendo vendida após a morte do empresário. “Boa parte já foi vendida e a família está reunindo a documentação do restante. São muitos carros. O galpão está sendo esvaziado com as vendas e o que restar será levado para uma chácara da família”, disse ele sem estimar o valor da coleção.

Ao ‘abrir’ a garagem para vender as antiguidades, a notícia correu por toda a cidade, despertando interesse principalmente dos apaixonados por carros. Os Fuscas despertaram interesse de compradores até de fora da cidade, sendo adquiridos por um bom valor.

O comerciante de carros em Franca, Thiago Toledo, é um dos que visitou o galpão interessado em comprar uma das relíquias. “Eu fui lá conhecer os carros. Entramos no galpão com a autorização de um funcionário do empresário falecido recentemente. Quando fui lá havia muitos carros antigos principalmente Fuscas. Mas tinham Caravan, Fiat Spazio. Tinha uma Mercedes também”, conta.

Thiago disse que havia muitas peças também, carros desmontados e até sem rodagem. “Ele tinha uma Kombi com zero km do último modelo que saiu”, disse Thiago.

O mecânico Ivan Molina disse que a notícia sobre o galpão ‘encontrado’ lotado de antiguidade rodou a cidade e muitos apreciadores e colecionadores foram visitar o local. “O homem tinha muita coisa antiga nessa casa na Estação e tudo foi vendido muito rápido. Só uma pessoa comprou R$ 100 mil de coisas antigas”, disse o mecânico.

A reportagem esteve no Galpão para obter mais informações sobre a vontade que o marceneiro nutria por colecionar antiguidades e possuir tantos Fuscas, mas um funcionário do estabelecimento informou que os filhos não querem falar sobre o assunto.

Fuscas despertam interesse de colecionadores e compradores