Uma seleção das melhores e mais saborosas receitas que foram publicadas semanalmente desde os anos 80. Esse é o Prosa à Mesa, livro produzido pela escritora Sônia Machiavelli, que reúne os principais pratos da culinária brasileira, em especial a da região Sudeste, juntamente com seu contexto cultural e histórico.
A inspiração para juntar o material de mais de 40 anos em um só livro veio justamente do pedido de leitores que há muito tempo acompanham os textos de Sônia publicados no jornal Comércio da Franca e Portal GCN.
"O desafio era escolher o que publicar. Esse foi o momento mais complicado. Mas quando optei apenas por receitas mais conhecidas do Sudeste, nossa região, o caminho se tornou mais tranquilo, mas não menos trabalhoso. Selecionei 97 receitas, entre salgadas e doces", disse a escritora, eleita também “imortal” da Academia Francana de Letras. "E ao fazê-lo, percebi que elas descreviam o itinerário da cozinha brasileira, desde o Descobrimento até nossos dias, passando pelo período Colonial, contribuição indígena, escravidão e presença dos imigrantes”, completa.
O mais interessante é que as receitas têm como base o que mais faz parte da alimentação das pessoas: arroz, feijão, milho, misturas, sopas, carnes, italianos, açúcar e quitandas – obviamente, em seu preparo tradicional, mas também com formas de fazê-las que muitos ainda não experimentaram.
“Pretendi mostrar ao leitor a importância extraordinária do milho e da mandioca no nosso menu. Eles sustentaram os colonizadores, os africanos escravizados, os primeiros brasileiros, atravessando séculos: o bolo de fubá e a farofa continuam no nosso cardápio.”
Cada uma das receitas é acompanhada pela literatura, seja através de poemas, textos ou provérbios de autores reconhecidos. Ao folhear algumas das 297 páginas do livro de capa dura, é possível absorver muito da culinária regional.
Onde comprar?
O livro Prosa à Mesa pode ser encontrado na Quinta das Flores, Restaurante Azul, Casa GCN, Salão Tok’s Dourados e Ribeirão Gráfica Editora. Cada unidade sai por R$ 120. As fotos são de Dirceu Garcia; a arte e capa, de Matheus Xavier e editora Ribeirão Gráfica.