Uma quadra que deveria ser utilizada como um espaço para a prática de esportes, está abandonada há cerca de cinco anos.
O espaço fica na rua Raquel Jacinto Mesquita, no Jardim Vera Cruz, região Norte de Franca. O local não teria funcionado nem dois anos depois que foi inaugurado por gestões anteriores da Prefeitura.
Atualmente, a quadra, que é murada e tem um portão para a entrada, segue em situação precária. Parte da estrutura foi furtada, banheiros estão sem espelhos, torneiras danificadas, além da iluminação e parte do encanamento que foi levado. O mato também já está cercando o local. E os principais ‘frequentadores’ são os pombos, que procriam no local.
Dionathan de Paulo, de 26 anos, morador próximo da quadra diz: “Frequentei algumas vezes lá. No começo a quadra estava bem cuidada, e no decorrer do tempo começou a ser destruída, e ‘usuários de drogas’ furtaram as coisas para comprar drogas, além de chuveiros e outros materiais do espaço que foram furtados”.
Já a aposentada Maria de Jesus, de 79 anos, questiona a utilidade da quadra. “Foi tão bem-feita, e agora estragou tudo. Tinha que dar uma finalidade, igual o Poliesportivo do Leporace”, diz a aposentada, que mora em frente à quadra.
Segundo ela, antes de a prefeitura colocar um portão há cerca de um ano, a frequência de pessoas estranhas no local era constante. Algo que quase não se vê após a instalação do portão.
Os moradores da região da quadra pedem que a prefeitura dê uma finalidade para o local, além de fazer uma reforma. Alegam que precisa ter alguém para cuidar do espaço.
Outro lado
Segundo a Prefeitura de Franca, está em fase de conclusão um chamamento público, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura de Franca), para entidades que desejam executar projetos nas áreas esportivas e culturais da cidade.
A previsão é que a quadra receberá em breve a reforma e o conserto necessário para a prática esportiva. A estimativa é que, até o início de novembro, a parceria seja formalizada e os serviços iniciados.