22 de dezembro de 2025
NAS REDES

Empresário de Artur Nogueira lambe cano de arma e 'ordena' que Bolsonaro dê golpe no STF

Por Higor Goulart | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
O empresário José Sabatini lambe arma de fogo, minutos antes de caminhar armado por São Paulo

O empresário José Sabatini tem provocado intensa repercussão nas redes sociais. Desta vez, o proprietário de uma empresa de bombas de água muito conhecida em Artur Nogueira, na Região Metropolitana de Campinas, gravou um vídeo onde lambe uma arma de logo depois anda pela rua Brigadeiro Tobias, no Centro de São Paulo, com uma arma na cintura. O vídeo viralizou nas redes sociais

O vídeo foi públicado nessa terça-feira, 27, poucos dias antes das eleições 2022. Na primeira cena, Sabatini aparece sentado dentro de um veículo quando diz: "Bolsonaro, aqui ó", e lambe o cano do que parece ser uma espingarda.

Logo em seguida, o empresário aparece caminhando armado no Centro da capital paulista, em frente a uma delegacia da Polícia Civil. Enquanto caminha, Sabatini "ordena" que o presidente Jair Bolsonaro aplique um golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal e no Congresso Federal.

"Bolsonaro, estamos juntos aqui na luta. Vou mandar um recado pra você (...). Um recado não, é uma ordem que eu estou te dando. Na hora que colocar a faixa de vencedor das eleições, você vai dar um golpe no Congresso e no Supremo. O golpe será esse e vão ter que seguir a Constituição", exigiu Sabatini.

Procurado por diversas vezes pela reportagem, na sua empresa e pelo celular, o empresário não respondeu às tentativas de contato nem atendeu às ligações até a publicação desta matéria.

Histórico
Essa não é a primeira vez que o empresário bolsonarista causa polêmica nas redes sociais. Em março do ano passado, Sabatini gravou um vídeo onde efetua disparos com uma pistola e faz ameaças ao ex-presidente Lula (PT).

"Lula, seu filho da p***, eu quero dar um recado pra você: se você não devolver os R$ 84 bilhões que roubou do fundo de pensão do trabalhador, você vai ter problema", disse o empresário, enquanto mostrava a arma de fogo. A informação de "roubo" de R$ 84 bilhões de fundos de pensão não encontra respaldo na realidade.

Após a circulação das imagens, que foram apagadas pelo empresário, o presidente Lula apresentou uma representação no Ministério Público contra José Sabatini.

A Polícia Civil de São Paulo, por sua vez, apreendeu um revólver calibre 38 e uma espingarda calibre 12 do empresário e decidiu não devolver nenhuma delas.