20 de dezembro de 2025
DESPEDIDA

Aos 99 anos, morre a antropóloga francana Marina Marconi

Por Heloísa Taveira | da Redação
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
Marina de Andrade Marconi tinha 99 anos e morreu nessa sexta-feira, 9

Nessa sexta-feira, 9, Franca perdeu um grande nome, que marcou gerações: Marina de Andrade Marconi, aos 99 anos. Marina era professora, doutora em antropologia e autora de vários livros.

Graduada em Pedagogia, História, Estudos Sociais, Educação Artística, Canto Orfeônico e Piano, Marina também está entre as principais teóricas brasileiras da metodologia científica aplicada às ciências humanas.

Foi casada com o farmacêutico Diógenes Marconi, já falecido, com quem teve o filho Paulo Marconi. Ao longo da trajetória, deu aulas na Unesp-Franca e PUC-Minas e foi professora de sociologia e metodologia científica.

Em seu último livro, Apontamentos em Viagens, contou, através de sua própria experiência, a cultura, costumes e principais paisagens dos 56 países que visitou em cinco continentes, com destaque ao Canadá, Rússia, Índia, Austrália, Colômbia e Marrocos.

O velório e sepultamento aconteceram na sexta-feira. Nas redes sociais, amigos, alunos e familiares demonstraram o luto e a admiração a Marina.