Um portal afiliado à rede
01 de junho de 2024

NOSSAS LETRAS

Flores em toda parte

A beleza gratuita, como a flor desapercebida, é dada no processo evolutivo a toda criatura. Leia a crônica de Baltazar Gonçalves.

Por Baltazar Gonçalves
especial para o GCN

27/08/2022 - Tempo de leitura: 2 min

Aconteceu há muito tempo, a primeira flor de alguma planta em algum lugar abriu-se para o sol, sem propósito prático porque não servia para alimentar, no seu íntimo corajosa como mártir no coliseu muito tempo depois, logo imediatamente bilhões de flores estavam lá, em toda parte do planeta servindo ao propósito oculto na semente, tornar visível e semelhante a beleza no destino certo de transcender a forma evoluindo.

Na Terra já coberta de flores, répteis rasteiros saíram das águas salgadas dos oceanos, colados no seco chão sentiram o impulso nato da consciência no fundo deles, ousaram seguir em frente desafiando a gravidade, aceitaram asas-flores gigantescas ou pequenininhas e voaram alto avistando pétalas espalhadas por toda parte.

A beleza gratuita, como a flor desapercebida, é dada no processo evolutivo a toda criatura, e tem o poder de encantar nos capturando no Belo que transcende aspectos materiais da existência, vida apressada efêmera do difícil colorir, se quer ser ao menos a sombra do que ensinaram nossos pais, ser luz no mundo e sal na terra, deve aceitar ser grão e fresta miúda numa janela quase fechada.

Fazer da flor asa perpétua, é no encantar que nos encontramos, depois disso o milagre de ver flores por toda parte pode acontecer, na palavra maldita que voa e no rosto feliz pedido socorro, na fome aguda saciada, na alegria ou no medo superado durante uma crise nefasta, no aperto de mão, na abundância, na restituição.

Dinossauros foram extintos, galinhas pOVOam diariamente, mesmo quando disserem que o “tom” que você usa para se expressar é “passivo agressivo”, como se isso fosse um defeito de caráter quando terá sido apenas honestidade, você terá serenidade para aceitar o que não pode mudar nos outros e a coragem necessária de fazer a diferença simplesmente porque pode fazer mais. Só por hoje verei flores em toda.