27 de dezembro de 2025
ELEIÇÕES 2022

De pró-Bolsonaro à esquerda, candidatos de Franca movimentam Instagram em busca de votos

Por Pedro Baccelli | da Redação
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Leandro Patriota (PSC) e Tito Flávio (PCB): candidatos

Franca alcançou 24 candidatos oficializados nas Eleições 2022. Apesar das campanhas começarem apenas no dia 16 de agosto, os nomes confirmados já começaram suas movimentações nas redes sociais. Seja mostrando uma infância humilde ou lutando pela “renovação” na política, o discurso é direto ao eleitorado.

Os primeiros nomes oficializados vieram do Partido Liberal. A deputada estadual e candidata à reeleição, Delegada Graciela, publicou uma série de visitas ao Iansa (Instituto de Apoio Nossa Senhora Aparecida), Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca e Hospital do Coração, além de receber em seu gabinete representantes do Clube Areia, que participam das corridas hípicas da região. O discurso é de relembrar verbas repassadas em seu mandato e de apoio às instituições.

Irmão de Graciela e candidato a deputado federal, o Delegado Davi Abmael focou na sua história de vida, contando que veio de uma família simples e conseguiu crescer com o esforço de seu trabalho. Também aparece em um culto da Assembleia de Deus e fala sobre o ensinamento da linguagem neutra nas escolas. Também pelo PL, a Dra. Cristiany de Castro tem estratégia semelhante. Fala de sua vida e razões que levaram a sair para deputada estadual. Levanta a bandeira da mulher na política e defesa dos direitos de deficientes físicos.

O vereador, presidente da Câmara Municipal de Franca e candidato a deputado federal Claudinei da Rocha (MDB) tem 34 publicações em 12 dias. Do total, 14 são agendas de imunização contra o coronavírus e vacinas de rotina. O emedebista aparece em sessões solenes no Legislativo, cultos da Assembleia de Deus e programas com a família e amigos. Pelo mesmo partido, Rosana Branquinho tem apenas três posts. A candidata à deputada estadual fala sobre sua confirmação, pede ajuda para montar o plano de trabalho e trata do volume de água na represa do Rio Grande.

Com cinco nomes, sendo dois para federal e três para estadual, o Novo tem a maior bancada de candidatos em Franca. Os federais Danilo Resende e Sidney Elias, e os estaduais Leone Faria e Luís Frei aparecem em convenções partidárias e ao lado de representantes do partido, como o candidato à presidência, Felipe d’Avila, ao governo de São Paulo, Vinicius Poit, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema. Os pleiteantes falam sobre as ideologias do Novo, como não usar o fundo eleitoral. O candidato a estadual Fernando Martins não tem publicações recentes.

Candidatos a prefeito de Franca nas Eleições de 2020, Flávia Lancha (PSD) e Rafael Bruxelas (PT) buscam uma cadeira na Câmara Federal. Lancha publicou vídeos falando direto com o público. Contou sobre o trabalho desenvolvido em sua lavoura de café, trabalhos sociais e homenagens, principalmente ao seu pai, Dr. Lancha Filho. Já o petista postou fotos ao lado do candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB); ao Senado Federal, Márcio França (PSB); e ao Governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT).

O candidato a deputado federal Marcelo Morickochi (PP) divide suas redes sociais entre o trabalho de médico, com dicas sobre cálculo renal e fotos com apoiadores e da convenção partidária que oficializou o seu nome. Também pelo Progressista, o bombeiro e candidato a estadual Walker Sousa aparece em culto evangélico, trabalhos com a linguagem de libras e no Corpo de Bombeiros.

A professora Maria Célia (PODE) e o Dr. Ubiali (PSB) fizeram três publicações cada um nos últimos 12 dias. Os posts confirmavam suas candidaturas, mostravam seus trabalhos e familiares e amigos. Ambos disputam a Câmara de Deputados.

Seis nomes foram confirmados apenas no sábado, 30. Os vereadores Kaká e Daniel Bassi, ambos do PSDB, saem para deputado estadual. Bassi concentra seus esforços em suas redes sociais. O tucano publicou reportagens em que foi mencionado, divulgou o apoio do deputado estadual Roberto Engler, contou sua história de vida, fez vídeo com o deputado federal Arnaldo Jardim (Cidadania) e tirou foto ao lado dos familiares. Kaká não tem publicações recentes.

O ex-prefeito de Franca Gilson de Souza (Republicanos) usou suas redes sociais para divulgar sua candidatura e dos candidatos de sua coligação. Gilson postou fotos do presidente Jair Bolsonaro (PL); do candidato ao Governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); e do candidato a deputado federal, Marcos Pereira (Republicanos). Também visitou um Congresso Evangélico, em São José da Bela Vista, e contou sobre os desafios dessa nova etapa de sua vida.

Também no final de semana, o Partido Social Cristão oficializou o radialista Alexis Junnior para federal e Leandro Patriota para estadual. Alexis sai para federal e tem em suas redes sociais fotos da família e da convenção do partido. Já na rede social de Leandro, candidato a estadual, predominam os posts em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e ataques à esquerda, em sua maioria, ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na mesma linha ideológica de Leandro Patriota, o candidato a deputado federal André Pedroso (PTB) apoia Bolsonaro e aparece ao lado de familiares. Já em linha ideológica oposta, o advogado, colunista e candidato a deputado estadual Guilherme Cortez (PSOL) faz críticas ao presidente, manifesta apoio a Lula e levanta bandeiras para igualdade social.

Tito Flávio (PCB) busca a cadeira do Senado Federal. O esquerdista tem postagens anticapitalismo e pró-partido comunista.

A reportagem analisou as publicações feitas nas contas de Instagram dos candidatos entre o dia 20 de julho, data que iniciou as convenções partidárias, até esta segunda-feira, 1° de agosto.