O Brasil está próximo de atingir dois anos do Marco Legal do Saneamento. Criado em 15 de julho de 2020, a proposta visa atingir 99% da população com fornecimento de água potável e 90% com tratamento e coleta de esgoto até 2033. Por enquanto, poucos municípios atingiram, sendo Franca um deles.
Segundo dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada, enquanto 100 milhões não dispõem de rede de coleta de esgoto.
Franca foge dessa realidade nacional. De acordo com o Instituto TrataBrasil, o município atende 100% da população com água tratada, além de fornecer cobertura de 99,6% no tratamento e coleta de esgoto.
São poucas as cidades no Brasil que têm índices próximos aos de Franca e atingiram a proposta do Marco Legal. No mesmo estudo - que classifica as cem maiores cidades do país -, 41 municípios garantem acesso a água potável para 99% da população. Já no tratamento de esgoto, são apenas 36 com índice acima de 90%.
Os números atingidos por Franca credenciam a cidade como o quinto melhor saneamento básico do país. Apenas Santos (SP), Uberlândia (MG), São José dos Pinhais (PR) e São Paulo (SP) estão à frente.