“A Pizza Hut é a pizza dos filmes (antigos) das Tartarugas Ninjas”. O proprietário da loja em Franca, William Vinícius dos Santos, ouviu essas palavras enquanto atendia um cliente. E não é para menos. Muitos francanos tiveram contato com grandes marcas apenas pela televisão, seja assistindo séries, filmes e até desenhos animados. Cenário que começou a mudar nos últimos meses com a chegada das grifes Pizza Hut, Domino's Pizza, Madero, La Blasa e Starbucks.
A marca Pizza Hut tem um projeto de expansão no Estado de São Paulo. Foram inauguradas por volta de 20 lojas no interior, sendo uma delas em Franca, operando com oito funcionários. A unidade abriu as portas pela primeira vez no mês de novembro de 2021. “Na inauguração, não fizemos nenhuma divulgação, e fomos surpreendidos pela quantidade de pessoas que vieram”.
“Na inauguração, queriam muito consumir aqui. Só que não temos um espaço muito grande para consumo, já que depois da pandemia, o espaço foi pensado para o delivery. Agora, o pessoal já acostumou com a ideia e eles pedem para levar para casa”, diz William.
Segundo o proprietário, a cidade tem potencial para receber uma segunda unidade no Franca Shopping. “É outro tipo de público. Lojas de rua, nós conseguimos suprir, mas precisamos atender também no shopping. Só que não temos previsão disso”. A princípio, em 2019, o restaurante foi anunciado no Franca Shopping. Meses depois, a rede mudou o planejamento, e montou na avenida Ismael Alonso y Alonso.
O atendimento acontece de segunda-feira a terça-feira, das 11h às 22 horas; de quarta-feira a sábado, das 11h às 23 horas, e aos domingos, das 12h às 22 horas.
Domino’s Pizza
A Pizza Hut não é a única que está presente na imaginação da população pelos desenhos e filmes. “O desenho dos Simpsons uma vez retratou. (O Homer) pede, assim que ele desliga o telefone já está o entregador na porta, ele pega e já come. Muita gente chega e fala que viu nesse desenho ou já tinha visto em filmes norte-americanos”, conta o proprietário da loja Domino's Pizza de Franca, Luís Felipe Moreno de Castro.
O empresário conheceu a marca durante uma viagem aos Estados Unidos. “Não queria mais trabalhar como bancário. Foi algo que me esgotou bastante. Falei que não estava aguentando mais para um dos meus melhores amigos, que também é o meu sócio”.
Como Luís Felipe queria deixar o banco após 13 anos de serviço, o amigo deu uma sugestão de negócio. “Ele estava com essa ideia e me apresentou. Como tínhamos viajado juntos, ele me lembrou da Domino's que a gente comeu, que era muito boa e me perguntou o que achava de trazer para cá”.
A resposta não poderia ser outra. Daí surgiu a ideia de “americanizar” a pizza do francano com a maior rede de entregas de pizza do mundo. A marca conta com 13 mil lojas em 83 países espalhados pelo globo. A unidade de Franca está localizada no Easy Center, na avenida Ismael Alonso y Alonso, em frente à concessionária Automec.
Para Luís Felipe, a chegada de marcas mundiais no município dá um novo ar ao mercado. “Franca ficou muito engessada por muito tempo, não que seja ruim, na base do calçado e têxtil. Agora, com esses novos empreendimentos, novas franquias e novas empresas, aumenta muito o nicho empregatício e, também, como de investimento para a cidade”.
A vontade de crescer não para, e as cidades de Passos (MG) e São José do Rio Preto (SP) já estão no radar do empresário. “A gente já até mapeou outras duas cidades para analisar se vale a pena”.
Além das pizzas, o restaurante oferece lanches, entradas e sobremesas. A Domino’s Pizza atende de segunda-feira a domingo, das 17h às 23h30.
Madero Container
“O movimento ‘bombou’ na inauguração, só que deu uma queda de acordo que virou o ano, mas acho que são todos assim. A expectativa é dar um aumento novamente agora que está entrando final de ano e férias escolares”, afirma a gerente-geral, Marylise Morais Barros.
A capixaba já trabalhou nas lojas paulistas de Bauru, Campinas e São Paulo, além de Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ). No entanto, nas duas semanas que está à frente do Madero de Franca, já notou particularidades da cidade. “O público francano é muito fiel. Sempre vejo as mesmas carinhas. Outras pessoas vêm para conhecer, mas – querendo ou não – em menos de um ano, a loja conquistou o seu público fiel”.
Para Marylise, ainda é cedo para falar de expansão da hamburgueria. “A gente só vai saber mesmo se é viável investir em um segundo restaurante em Franca depois de um ou dois anos, porque aí vamos conseguir comparar um ano com o outro”.
O Madero Container funciona de segunda-feira a domingo, das 11h30 às 23 horas.
La Blasa
A primeira marca que apareceu como uma boa oportunidade pelo suporte e custo/benefício foi o La Blasa. O casal marcou uma reunião na matriz em São José do Rio Preto (SP) em fevereiro de 2021. “Conhecemos os lanches, a unidade em si, o funcionamento operacional, os proprietários, e decidimos abraçar essa ideia de trazer ela para Franca”.
A La Blasa tinha 20 unidades até 2020. Agora, já conta com mais de 120 confirmadas, sendo 70 em funcionamento e 50 para inaugurar. “Eles também tinham o interesse de trazer para Franca por ser uma cidade de porte grande”.
A inauguração aconteceu no mês de abril deste ano e a loja já conta a clientela de carteirinha. “Temos alguns clientes, principalmente no delivery, que dá para acompanhar quantos pedidos já fez. A gente já tem um certo público fiel”. Para atender a demanda, quatro funcionários dividem as tarefas. Inclusive, a loja está contratando um atendente e um auxiliar de cozinha. Os interessados podem enviar o currículo por e-mail (franca@lablasaburguer.com.br).
O carro-forte da La Blasa são três tipos de carnes: costela, fraldinha e picanha. Também trabalha com grão de bico e linguiça toscana, por exemplo. A hamburgueria atende de terça-feira a quinta-feira e aos domingos, das 18h às 23h30. Já sexta-feira e sábado, das 18h às 24 horas.
Starbucks
Inaugurado no mês de outubro do ano passado, o Madero Container conta com 280 m², podendo receber até 90 pessoas, com estacionamento próprio, e teve um investimento de mais de R$ 5 milhões para sua abertura.
Assim como os três restaurantes já citados, o La Blasa está localizado na avenida Ismael Alonso y Alonso, ao lado da Pizza Hut. A história começa com o desejo de Matheus Marques e Bruna Silva em montar o seu próprio empreendimento. Antes da hamburgueria, ele fazia o financeiro da madeireira da família, enquanto ela trabalhava no consultório de dentista da irmã. “A gente traçou essa meta de abraçar um negócio nosso e fomos atrás de franquias”, disse Matheus.
A rede de cafeterias tem uma loja em funcionamento no Franca Shopping desde fevereiro deste ano. A reportagem entrou em contato com a Starbucks, que optou em não participar da matéria.