A Casa de Saúde da Mulher Francana "Zofia Panonko Belchior" passa a ficar apenas na lembrança da população de Franca. A partir desta segunda-feira, 2, o local onde ficava a unidade se transformou no Ambulatório de Saúde Auditiva.
O fechamento da Casa da Mulher é perceptível até na estrutura do prédio. A antiga cor rosa deu lugar a uma pintura azul. O local agora tem uma placa com o nome de "Saúde Auditiva" e a gravura da homenagem à sogra do ex-prefeito Gilson de Souza, "Zofia Panonko Belchior', foi retirada da parede.
A adaptação do prédio foi anunciada pelo prefeito Alexandre Ferreira (MDB) no dia 13 de abril.
Em vídeo publicado em suas redes sociais, o chefe do Executivo disse que a transferência da saúde auditiva se dava em razão de uma ampliação do Pronto-Socorro Infantil "Dr. Magid Bachur Filho", mas que não atrapalharia o atendimento da Casa da Mulher. "Nós vamos agregar o Ambulatório de Saúde Auditiva à Casa da Mulher. O atendimento lá não será prejudicado e continua do mesmo jeito", disse o prefeito.
Não foi o que aconteceu. Além de ter fechado a unidade, durante as duas semanas de obras para reestruturação do prédio, foram várias as reclamações de mulheres que tinham consultas marcadas na Casa da Mulher e não foram avisadas sobre a mudança do prédio.
Em seu vídeo, Alexandre também afirmou que haveria uma descentralização das consultas ginecológicas. "Você (mulher) não precisará mais pegar ônibus ou perder tempo. Você vai fazer a sua consulta aí na UBS (Unidade Básica de Saúde) perto da sua casa".
A fala do prefeito é controversa, já que os atendimentos ginecológicos não eram exclusivos da Casa da Mulher. Algumas consultas eram feitas já nas Unidades Básicas de Saúde.
Com a mudança, a partir desta segunda-feira, as mulheres serão atendidas nas UBSs ou em clínicas particulares, das quais a Prefeitura está comprando consultas ginecológicas. O Ambulatório de Saúde Auditiva passa a funcionar definitivamente no prédio da esquina da avenida 7 de Setembro. E o pronto-socorro infantil passa a ser ampliado para o espaço anexo onde funcionava o ambulatório.