“Tenha cuidado de ti mesmo, e da doutrina. Persevera nestas coisas, porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem”. I Tm.4.16.
Caros leitores, estamos terminando mais um ano de muito trabalho. Sinceramente, precisamos reconhecer que este ano foi um dos mais difíceis dos últimos tempos. Esta pandemia trouxe muitos problemas para a humanidade em quase todos os cantos do mundo. Nestes 12 meses que se passaram, muitas coisas aconteceram. Muito trabalho, muitas doenças, muitos desafios. Ganhos e perdas, marcaram nossas vidas de tal maneira, que provavelmente o ano 2021 não nos deixará saudades.
Porém, é preciso dizer que, por mais que nos esforcemos para vivermos apenas de momentos bons, a grande verdade é que chega o dia mal, e com ele situações extremamente desagradáveis. Justamente por isto, gostaria de incentivar a cada um de nossos leitores, a fazer uma séria avaliação não apenas do governo, do patrão, do pastor, do padre, da família, do vizinho, do amigo, mas acima de tudo, uma honesta e sincera avaliação de si mesmo.
Creio que estou propondo algo extremamente difícil, pois a prática do dia a dia tem demonstrado que os seres humanos são hábeis avaliadores de seus semelhantes, mas péssimos analistas de si mesmos. É bem menos complicado, perceber e apontar as falhas de nossos semelhantes, do que de nós mesmos. No entanto, a melhor maneira de nos prepararmos para o novo ano que está chegando, e com ele novos desafios, é avaliarmos a nossa vida.
Perguntas tais como: Quais foram as minhas prioridades? Como estou com Deus? Tenho dado a devida atenção a minha família? Estas são algumas das perguntas que não podem faltar em nossa avaliação. É neste sentido que queremos usar o conselho de Paulo a seu filho Timóteo, para que tenhamos cuidado de nós mesmos, como destacamos no versículo acima. É preciso perseverar na verdade, porque quando fazemos isto, não apenas nós somos abençoados, como as pessoas que nos cercam.
Agindo assim, teremos condições de avaliarmos o nosso desempenho, e com isto, mantermos o que está bom e corrigirmos o que não está. Portanto caro leitor, não deixe Deus fora de suas prioridades. Tenha tempo para Ele. Vá a Igreja com sua família regularmente, trabalhe, lute se divirta, mas acima de tudo sirva ao Senhor nosso Deus.
Feliz 2022!
Pastor Isaac Ribeiro é presidente da Assembleia de Deus (Missão) de Franca