Um portal afiliado à rede
07 de maio de 2024

RELIGIÃO

'Preparai o caminho do senhor'

O mundo de hoje caminha com profundas aspirações de unidade, buscando novas formas de vida e de sociedade. O tempo do Advento nos estimula a preparar os caminhos do Senhor. Isto significa empenhar-se dentro do coração para se afastar de tudo que escraviza nossa história. Meditemos. Leia mais no artigo do monsenhor José Geraldo Segantin.

Por Mons. José Geraldo Segantin
especial para GCN

05/12/2021 - Tempo de leitura: 2 min

O mundo de hoje caminha com profundas aspirações de unidade, buscando novas formas de vida e de sociedade.

O tempo do Advento nos estimula a preparar os caminhos do Senhor. Isto significa empenhar-se dentro do coração para se afastar de tudo que escraviza nossa história. Meditemos.

Primeira Leitura: Baruc 5.
A leitura compara a cidade de Jerusalém a uma viúva, abatida pela tristeza, da qual brutalmente foram arrancados dos seus braços os filhos: lá está ela, prostrada na sua aflição, coberta com o manto de luto, recusando qualquer palavra de acordo.

O período de luto foi longo, mas um dia surge um profeta que se dirige para a cidade abatida e lhe anuncia a grande nova: Jerusalém, diz-lhe, o tempo do teu luto chegou ao fim!

Eis que, de repente, a velha e abatida viúva se transforma, como por encanto, numa jovem maravilhosa, encantadora.

O que está acontecendo? É o milagre operado pelo Senhor.

Jerusalém recebe novos nomes: será chamada “Paz da Justiça” e “Esplendor do temor de Deus”. Estes nomes significam a sua nova realidade.

Segunda Leitura: Filipenses 1
Quando nos defrontamos com algum problema, ao ficarmos doentes, por exemplo, e desejamos conseguir a cura, nos dirigimos a Deus e lhe pedimos a graça da qual necessitamos. Os israelitas não rezam assim. Eles sempre começam com uma bênção.

O trecho da Carta aos Filipenses, que constitui a leitura de hoje, é um exemplo de uma destas típicas orações hebraicas, e é composta de duas partes.

Na primeira Paulo dá graças a Deus. Ele lhe rende graças por tudo aquilo que realizou na comunidade de Filipos, a primeira comunidade cristã da Europa.

Na segunda parte Paulo pede a Deus que faça crescer sempre mais entre os filipenses o amor e a compreensão daquilo que é realmente bom e que está de acordo com o Evangelho.

Evangelho Lucas 3
Lucas, numa linguagem muito solene, faz entrar em cena o Batista.

No tempo dos reis de Israel, Deus costumava revelar a sua vontade por meio dos profetas.

Mas a vocação do Batista mostra que Deus nunca se esquece dos homens: só espera o momento oportuno para estender-lhes novamente a mão.

A missão do Batista se resume em poucas palavras: Ele percorria toda a região do Jordão.

No rito do batismo que administra ele quer que cada um repita o gesto de entrar, através do Jordão, na terra da liberdade.

Para esclarecer melhor a missão que João é chamado a cumprir, Lucas introduz uma frase do profeta Isaías: “Uma voz clama no deserto: preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”.

Monsenhor José Geraldo Segantin é pároco na Igreja Santo Antônio.