Um portal afiliado à rede
01 de junho de 2024

LUTO

Aos 92 anos, morre Frei Romualdo Martinucci, vítima de pneumonia

Frei Romualdo estava hospitalizado com pneumonia há alguns meses e, na tarde desta segunda-feira, 12, não resistiu; velório e enterro serão em Ribeirão Preto, cidade em que atuava, na Paróquia São José.

Por Heloísa Taveira
da Redação

12/07/2021 - Tempo de leitura: 2 min

Reprodução

Frei Romualdo completou sua formação na Ordem dos Agostinianos Recoletos, na Capelinha, em Franca

Por volta das 13h30 desta segunda-feira, 12, o frei Romualdo Martinucci, de 92 anos, não resistiu às complicações de uma pneumonia e morreu. Frei Romualdo já estava internado há alguns meses e, desde a última semana, teve uma piora no quadro, com dificuldades para respirar, rins já sem funcionamento e sedado.

Romualdo Martinucci é natural da cidade de Olímpia, também no interior paulista. Completou sua formação na Ordem dos Agostinianos Recoletos na Capelinha, em Franca, e passou por várias cidades do país, entre elas, Igarapava, onde esteve por mais de dez anos, na Diocese de Franca. Em 2019, foi para Ribeirão Preto atuar na Paróquia São José.

O frei Alcimar Fioresi foi companheiro de jornada de Romualdo e o tinha como uma pessoa querida. “Um homem muito correto, íntegro. Pessoa que, de fato, viveu a vocação de sacerdote e de frei agostiniano. Vamos sentir muito a sua ausência e rezar por ele”, disse frei Alcimar.

O bispo Dom Paulo Roberto, apesar de não ter tido muito contato com frei Romualdo, o admirava e o classifica como um homem santo. “Só posso dizer que era um homem com muitas virtudes. Mesmo na velhice - quando o conheci já era bastante idoso -, sempre procurou ser fiel à sua vocação, mesmo com os limites da idade. Nas poucas vezes que nos encontramos, por ocasião de visita pastoral, nas celebrações de crisma, sempre foi muito gentil e cordial. Sofreu com os limites da idade, com as doenças, mas sempre sereno”, disse o bispo da Diocese de Franca.

O velório de frei Romualdo será na paróquia São José, em Ribeirão Preto, a partir das 8 horas. A missa de corpo presente será às 9 horas com transmissão ao vivo através do canal da paróquia no Youtube. O sepultamento está marcado para acontecer às 10h30, no Cemitério da Saudade, em Ribeirão.