25 de dezembro de 2025
COVID-19

Morre dono de um dos restaurantes mais icônicos do Brasil, o Ponto Chic

Por |
| Tempo de leitura: 1 min
Reprodução
O empresário José Carlos Alves de Souza

O dono do restaurante Ponto Chic, em São Paulo, José Carlos Alves de Souza, 71, morreu de Covid-19 no último domingo. Segundo a família, o empresário foi infectado pelo coronavírus em Franca, ao acompanhar o pai que, aos 90 anos, também pegou a doença e mora na cidade.

O restaurante Ponto Chic é um dos mais tradicionais do Brasil, muito conhecido por ser o lugar onde nasceu o famoso sanduíche bauru. 

O Ponto Chic foi criado em 22 de março de 1922. O bar foi inaugurado na época da Semana de Arte Moderna e, com suas instalações modernas, logo ganhou fama. Antônio Alves e o filho José Carlos compraram o bar no fim da década de 70 e a família comanda a empresa até hoje.

Em janeiro deste ano, o Ponto Chic ganhou repercussão ao desobedecer as regras do plano São Paulo e abrir enquanto a capital estava enquadrada na fase vermelha, a mais restritiva. Em uma publicação no Instagram em 31 de janeiro, o restaurante publicou que estava aberto “pela Dignidade, pela Vida, pelos Empregos.”

José Carlos estava internado no Hospital São Camilo, na capital. Ele deixa mulher, dois filhos e quatro netos. “Ele amava São Paulo, tinha paixão pela cidade”, disse Rodrigo Alves, terceira geração da família, à Folha de S. Paulo.