26 de dezembro de 2025
O QUE ERA?

Força Aérea investiga vídeos de OVNI em Franca; meteorologista diz que pode ser um balão

Por Lucas Faleiros | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Enviado por leitores
Objeto não identificado foi filmado sobrevoando Franca na semana passada

Os vídeos enviados de vários bairros de Franca e até mesmo de cidades vizinhas em que um OVNI (Objeto Voador Não Identificado) é flagrado sobrevoando o céu da região estão sendo apurados por autoridades da Força Aérea Brasileira e foram analisados por especialistas em meteorologia.

Segundo a Aeronáutica, todo o material que envolve o flagrante foi encaminhado para um órgão que faz o controle do espaço aéreo, que vai analisar o que pode ser o misterioso objeto e tentar descobrir quem é o responsável por seu lançamento.

Enquanto um posicionamento da Força Aérea não vem, a reportagem do portal GCN falou com especialistas do ramo da meteorologia. Eles analisaram os vídeos e imagens gravados e suas respectivas datas e horários.

Leia mais:
OVNI é registrado no céu de Franca; a cena foi vista de vários pontos da cidade

Fernando de Almeida Tavares, meteorologista do Ipmet (Instituto de Pesquisas Meteorológicas), da Unesp, diz que o objeto mais próximo da lua nas datas em que os vídeos foram gravados era Marte e que as imagens aparentam registrar um balão meteorológico.

“Nos dias em que as gravações foram feitas, o objeto mais brilhante no céu era o planeta Marte. Ainda assim, ele não brilha tanto quanto o corpo filmado. Um dos vídeos é muito interessante, já que ele mostra uma sombra no objeto. Eu acredito que esse efeito, no formato exibido, só poderia ser feito por um balão”, analisa Tavares, que também é astrônomo amador.

O meteorologista Franco Villela, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), segue linha de raciocínio parecida. “O que dá para garantir, levando em conta a qualidade baixa de imagem dos vídeos, é que não é um fenômeno atmosférico. Observando o formato esférico do objeto e os relatos dos movimentos que ele fazia, podemos, sim, supor ser um balão meteorológico. Ainda assim, não dá para confirmar nada. Com o que temos, só podemos garantir que não é nenhum fenômeno meteorológico.”

O meteorologista ainda afirma que nenhum estudo com balões foi feito pelo Inmet na região de Franca e diz que faculdades podem ter realizado pesquisas na região. “As estações de radiossondagem atmosférica mais próximas de Franca são operadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo, da Aeronáutica. O Inmet não controlou radiossondas em nenhum Estado próximo. Algumas faculdades, como a USP, por exemplo, podem estar fazendo pesquisas meteorológicas. Mas, para soltar um balão, o ideal é que contatem a Aeronáutica”, diz o profissional.

O aparecimento do OVNI começou a ser comentado na sexta-feira da semana passada, dia 27 de novembro. No dia, ouvintes da rádio Difusora e leitores do portal GCN enviaram filmagens feitas naquela tarde. Um outro leitor chegou a enviar um vídeo que afirma ter gravado na noite do domingo, 22. Em todas as gravações, as pessoas estão surpresas e ficam se indagando o que poderia ser o objeto brilhante que sobrevoa o céu.