27 de julho de 2024
ILEGAL

Pescadores são multados por pesca ilegal no Rio Sapucaí


| Tempo de leitura: 1 min

Três pescadores foram detidos pela Polícia Militar Ambiental, na madrugada de sexta-feira, 17, após serem flagrados pescando de maneira ilegal e em local proibido nas margens do rio Sapucaí, em Guará.

Segundo a Polícia Militar Ambiental, os pescadores amadores foram surpreendidos em um local conhecido como “tombo”. Os pescadores estavam utilizando o método com tarrafas, o que também é proibido. 

O pescado e os petrechos foram apreendidos.

Os pescadores foram autuados com uma multa de R$740 para cada. 

Maneira proibida

Já na cidade de Miguelópolis, os militares em patrulhamento naútico pelo reservatório da UHE Volta Grande, surpreendeu dois pescadores que praticavam pesca irregular com uma rede.

De acordo com a Polícia Militar, os pescadores estavam navegando em uma canoa, tracionando manualmente uma rede de forma circular, caracterizando a pesca no método arrasto.

 “O método que eles praticavam é proibido em qualquer categoria durante todo o ano. Ao serem abordados eles admitiram que não são pescadores profissionais e não apresentaram nenhum documento que os habilitam a pescar com tal petrechos. Os petrechos permitidos à categoria amadora estão discriminados no art. 7º da Instrução Normativa IBAMA nº 26/2009” afirmou a Polícia Militar Ambiental.

A rede foi apreendida, mas não havia peixe capturado no momento da abordagem. Os pescadores foram autuados com sanção de advertência por infringir o art. 36 da Res. SMA-48/2014.