03 de outubro de 2024
COVID-19

Ribeirão Corrente é um dos únicos 5 municípios de SP sem registro do coronavírus


| Tempo de leitura: 2 min
Ribeirão Corrente programa ações para manter a cidade livre do vírus

Apenas nove municípios do Estado não registraram casos do novo coronavírus. E entre eles, está Ribeirão Corrente, cidade a 27 km do Centro de Franca, com 4.718 habitantes – a única da região ainda livre do vírus.

As outras quatro cidades paulistas sem covid-19 são Cruzália e Florínea, na região de Marília; Lagoinha e São José do Barreiro, na região de Taubaté. Os dados são do Governo do Estado, que computa os números dos 645 municípios paulistas.

O secretário de Saúde de Ribeirão Corrente, Etiene Siquitelli Silva, acredita ser difícil manter a cidade na situação em que se encontra. “O vírus vem tomando uma proporção muito grande no interior do Estado, e nós temos sentido isso com os outros amigos secretários de Saúde da região. Existe uma preocupação e a nossa é maior ainda... A gente não pode baixar a guarda pelo fato de ainda não termos nenhum caso no município.”

Silva diz que a situação de Ribeirão Corrente hoje é resultado de um trabalho conjunto da população da cidade com a administração do município. Ele ressalta que a informação foi fundamental para que a cidade esteja sem covid-19 até agora. “Foi um trabalho de informação, de mostrar para a população a importância do isolamento social; a importância de que todos precisam sair de casa para trabalhar, mas que todos saíssem de casa com máscara, que fizessem o uso do álcool em gel; e que, na medida do possível, na volta do trabalho, que ficassem dentro de casa e evitassem sair para reuniões, festas, para não ter aglomerações.”

A Prefeitura programou ações para esta semana ainda com o intuito de manter a cidade livre do vírus. “Nós estamos com algumas ações previstas para começar nesta semana: intensificar a fiscalização nos estabelecimentos, a fiscalização na rua, em parceria com a Polícia Militar, e, na medida do possível, fazer também o uso da água com cloro nas ruas do município”, citou o secretário de Saúde.

Fora a informação e respeito da população às regras para evitar a disseminação do novo coronavírus, Etiene diz que Ribeirão fez o que os outros municípios fizeram. “Eu acredito muito que nós somos abençoados até hoje de podermos ter a cidade sem nenhum caso até o momento.”