A Prefeitura de Franca informou na manhã desta sexta-feira, 17, que deve tornar obrigatório o uso de máscaras dentro dos ônibus do transporte coletivo municipal. Esta é uma medida para evitar a disseminação do novo coronavírus pela cidade. A preocupação recai, principalmente, aos idosos que insistem em sair de casa.
Todos os dias, cerca entre 3 mil e 4 mil idosos utilizam os ônibus da Empresa São José, segundo a Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca), que gerencia o serviço.
O número considerado alto, em tempos de isolamento social, é motivo de apreensão pelas autoridades de Saúde, uma vez que não há motivos para os idosos saírem de casa, ainda mais sendo eles parte do grupo de risco do Covid-19 e os ônibus podem se transformar em grandes facilitadores de propagação do vírus.
A obrigação do uso de máscaras nos coletivos será um aliado a mais na prevenção. Decreto municipal já obriga que a lotação dos ônibus seja reduzida a 50%, para evitar aglomerações, e determina o reforço na limpeza e higienização dos veículos, além da orientação a passageiros e funcionários.
Os idosos são abordados e orientados a evitar fazer uso do transporte coletivo, mas, segundo a Prefeitura, a ação tem se mostrado ineficaz.