19 de dezembro de 2025
RECUPERADA

'Deus existe porque eu nasci de novo. Ouçam os médicos', diz francana curada do coronavírus


| Tempo de leitura: 2 min
“Deus existe porque eu nasci de novo”. Assim Rosária Genaria da Silva Martins, de 71 anos, definiu sua recuperação nesta quarta-feira, 15, em entrevista exclusiva para ao Portal GCN, horas depois de receber alta após ficar internada com coronavírus no Hospital Unimed. Curada da doença, Rosária recebeu alta na manhã desta quarta-feira e passou o dia todo descansando em casa, sempre acompanhada de sua filha, Alessandra.
 
No começo da noite, com o apoio de Alessandra, o GCN conseguiu falar com Rosária, em entrevista por telefone. “Ela passou o dia se recuperando, ainda sentindo fraqueza, mas agora podemos falar”, disse sua filha à reportagem, emocionada. 
 
Rosária falou da alegria em voltar para casa, da gratidão aos médicos e enfermeiros da Unimed, que classificou como sua nova família, e ainda reuniu forças para aconselhar as pessoas sobre o perigo da doença que assusta o mundo todo e que já matou quase 2 mil pessoas no Brasil. “É muito importante que a gente ouça os médicos. Quando eles falam que devemos nos cuidar, ficar em casa, usar as máscaras e lavar as mãos, é importante para a nossa vida. Deus existe porque eu nasci de novo”, disse Rosária.
 

Francana, casada com Hélio Martins há mais de 50 anos e mãe de três filhos, Rosária mostrou bom humor mesmo passando por um momento delicado e fez questão de agradecer as pessoas do hospital. “Quero agradecer meus amigos, a turma da Unimed porque eu arrumei outra família, outros netos”.

 
A filha Alessandra  falou em nome da família sobre a satisfação e a alegria de ter a mãe em casa. “A gente está muito feliz por ela ter voltado. Tudo mundo sabe que ela pegou o coronavirus. A família inteira orou muito, e em primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter escutado nossas orações. Aos médicos e enfermeiras da Unimed que fizeram o melhor, trataram ela muito bem. Foram dias muito sofridos”, lembrou. 
 
Para Alessandra, a conscientização das pessoas é fundamental. “Quero dizer pra vocês que o vírus está aí e prejudicando muita gente. A minha mãe é um exemplo vivo disso. Peço a todos que fiquem em casa, não fiquem andando à toa, lavem as maõs, passem álcool gel, use as máscaras. Tomem cuidado que ele existe e é muito duro. Minha mãe está bem e tudo foi Deus. Deus quando quer, ele faz tudo. Ele matou esse vírus e hoje ela está com a gente”, disse Alessandra.
 
Rosária foi diagnosticada com Covid-19 no dia 31 de março. Estava internado desde dois dias antes no Unimed São Joaquim. Foram 17 dias internada na UTI do hospital até receber alta na manhã desta quarta-feira.