23 de julho de 2025
Logo Header

Iaques


| Tempo de leitura: 1 min
Capa da Notícia

Iaques selvagens podem pesar até uma tonelada e ter o comprimento de corpo de três metros. Eles normalmente formam grupos de dez a trinta animais. O seu habitat são terrenos elevados sem árvores. Como colinas, montanhas e planaltos da Ásia, com altura de 3 200 e 5 400 metros. Eles não sobrevivem na planície.

O organismo dos iaques é bem adaptado à grande altitude, tendo pulmões e coração maiores do que o boi e o búfalo. Eles mostram também maior capacidade para transportar o oxigênio através do seu sangue. Comem gramas, líquens e outras plantas.

Uma curiosidade: o corpo de um iaque é isolado por uma camada de pele grossa embaixo do pelo exterior desgrenhado.

Os iaques secretam uma substância pegajosa que ajuda a manter o seu pelo de baixo entrelaçado e age como isolamento extra para aguentar os invernos gelados. O pelo também serve para proteger seu corpo de arranhões e proporcionar camuflagem em lugares com mata mais fechada e escura. Assim, eles enganam os predadores, que são o lobo-tibetano, o leopardo-das-neves e o urso-azul-tibetano.

Além da camuflagem, os iaques usam os chifres para se proteger de inimigos. Por essa razão, apesar de serem animais lentos, são bons de briga.