As zebras pertencem à mesma família dos cavalos. Sua pelagem consiste num conjunto de listras contrastantes de cor, alternadamente pretas e brancas, dispostas na vertical. Só nas patas se encontram na horizontal.
Elas habitam as savanas africanas. Vivem distribuídas em grandes grupos formados por famílias compostas por macho, fêmea e filhotes. Estes animais, por serem atacados por leões, aprenderam a correr e assim podem se tornar extremamente velozes. Para fugirem dos predadores correm muito e usam fortes coices. Com eles podem quebrar até a mandíbula (similar do queixo humano) de um felino.
As listras das zebras vão escurecendo com a idade, e estes bichos, embora se pareçam, não são todos iguais. Cada zebra tem um tipo de listra que difere um pouquinho das outras.
Nem todos sabem que as listras têm função de camuflagem. Protegem as zebras dos predadores. Quando muitas zebras se juntam numa manada, suas listras costumam provocar tontura em quem as observa. As listras também servem para regular a temperatura do corpo do animal. As pretas absorvem mais calor; as brancas ajudam a eliminar o excesso. Viu como na natureza tudo tem uma explicação?