21 de dezembro de 2025
UNIVERSIDADES

Prédio do antigo Fórum pode virar 'central' da Polícia Civil


| Tempo de leitura: 2 min
Antes Fórum e hoje abandonado, prédio na margina Alonso Y Alonso deve reunir vários serviços da Polícia Civil da cidade, mas antes terá que passar por reformas e adequações

Os prédios que abrigavam o antigo Fórum de Franca, na avenida Alonso y Alonso, estão sendo repassados para a Polícia Civil. Com essa nova estrutura de prédios a Delegacia Seccional deverá realizar algumas alterações no local para realocar algumas unidades policiais.

De acordo com o delegado seccional Wanir Silveira Júnior, o prédio precisa de reformas. “Estamos em fase de transição. Deveremos fazer algumas alterações nos prédios. Está havendo alguns estudos, já que pagamos alguns alugueis ainda. É claro que haverá alguns gastos e depois disso vamos viabilizar a passagem de algumas unidades para lá”.

Ainda segundo o seccional, existe a possibilidade de juntar os serviços da polícia civil em um mesmo local para a otimização do serviço, colocando DIG,Dise, Necrin e até mesmo delegacias. “Hoje estamos com uma falta muito grande de funcionário na Polícia Civil. O ostensivo da Polícia Militar é muito bem-feito, hoje infelizmente delegacia não traz segurança para a população, o que traz é o ostensivo. As delegacias atualmente precisam ser fechadas à noite e, com estes estudos de mudança, esta sistemática deverá ser melhorada para que toda população possa ser atendida com qualidade”.

O prédio que fica em uma localização privilegiada na cidade foi repassado nesta semana para a Polícia Civil. Um dos pontos negativos do prédio do antigo Fórum é que o local é um dos pontos mais críticos de alagamento da cidade. Foi, inclusive, essa a razão que motivou a mudança do Fórum para o prédio na Avenida Presidente Vargas. No episódio mais recente, em fevereiro deste ano, após uma forte chuva, o córrego Cubatão transbordou e invadiu a avenida, inundando o lugar, assim como outros prédios na região, como a Faculdade de Direito e o Uni-Facef.

Prefeitura garante que expandiu ‘tapa-buracos’

Após meses paralisada, a operação tapa-buracos começou a ser intensificada pela Prefeitura de Franca. Na última sexta-feira, a administração informou que expandiu para uma quarta região os serviços de remendo asfáltico, iniciando a recuperação de ruas em piores condições na região Norte. Segundo a assessoria de comunicação, “especialmente partes do Jardim Tropical, ao lado do Parque Vicente Leporace. Nos dias anteriores atuou com equipes nos Jardins Aeroporto, Palestina/São Luiz e do Éden/Panorama, setores Sul e Leste”.

Segundo a comunicação do governo, a nova fase da operação tem como objetivo atender regiões de maior fluxo de veículos e chegar a todos os bairros de Franca.

Na próxima terça-feira, os vereadores da Câmara Municipal de Franca deverão votar um projeto de lei que prevê o repasse de R$ 2 milhões para as operações de remendo asfáltico. Enquanto o valor não é aprovado, a prefeitura garante que “as três equipes que estão na ativa deverão retomar os serviços na próxima segunda-feira, 11”.