15 de julho de 2025
Logo Header
ALERTA

Gripe H1N1 matou três pessoas em Franca esse ano


| Tempo de leitura: 2 min
Capa da Notícia
Conrado Netto, secretário de Saúde: “A prevenção é importante para evitar a contaminação”

A gripe H1N1 Influenza (gripe suína) fez três vítima fatais em Franca esse ano. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, as mortes ocorridas neste ano são duas mulheres e um homem.

As duas mulheres morreram no mês de julho, sendo uma de 26 anos no dia 25 e uma outra no dia 28, com idade de 61 anos. Segundo dados da Secretaria, a idosa não havia tomado a vacina à disposição para pessoa de sua idade. A morte de um homem de 47 anos de idade foi registrada, também no mesmo mês, no dia 26.

O secretário de Saúde do município, José Conrado Netto, disse nesta sexta-feira, dia 30, que a confirmação das mortes se deu através dos exames realizados no laboratório Instituto Adolfo Lutz, em Ribeirão Preto.

Conrado Netto também informa que a Vigilância de Epidemiológica de Franca já registrou 99 notificações da doença, sendo que 77 casos são negativos. Nove casos são de Franca e um de outro município. Dos 11 casos positivos, nove são autóctones e dois importados.

Conrado disse que a prevenção é importante para evitar a contaminação do vírus. “Deve-se manter as medidas de prevenção, como lavar as mãos com água e sabão após o espirro, tosse, usar sanitário, tocar olhos, nariz e boca, ao tossir e espirrar proteger a boca com lenço descartável, evitar ambientes fechados e tumultuados, ingerir líquidos entre outros”. “A campanha de influenza já se encerrou no município. Ela acontece sazonalmente para grupos prioritários estabelecidos pelo ministério da saúde”, finalizou o secretário de saúde.

A próxima campanha ocorrerá somente em 2020.

A doença

O H1N1 é um subtipo do vírus da gripe e ficou famoso há uma década, quando uma epidemia provocou 2 mil mortes no Brasil. Em 2018, ele foi responsável por 65% dos óbitos decorrentes dessa doença. E ainda preocupa em 2019, porque já registrou vítimas fatais em diferentes partes do país. O H1N1 causa os mesmos sintomas das outras versões do vírus influenza: febre alta, mal-estar, dor de cabeça, espirros e tosse. A diferença estaria no risco de complicações.