A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo. Tem aproximadamente sete milhões de km² espalhados pelo Brasil e mais oito países sul-americanos. Mas sua maior porção, cerca de 60%, está em território brasileiro. A Floresta ocupa os estados de Tocantins, Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Amapá, Acre, Maranhão e parte do Mato Grosso. No Brasil, é mais conhecida como “Amazônia Legal”, definição criada em 1966 pelo governo.
A Amazônia, outro nome pelo qual a Floresta é chamada, possui uma fauna muito rica, com 80% das espécies de animais do país. Apresenta uma flora extensa, com 20% de todos os espécimes vegetais do planeta Terra. E possui um potencial hídrico extraordinário, com os maiores rios de água doce do mundo.
Graças a essas características, a Floresta Amazônica tem sido chamada de “pulmão do mundo”, pois tem muita importância nos processos de regeneração do ar.
O nome Amazonas surgiu com o explorador espanhol Francisco de Orellana, no ano de 1542. Em documento, ele relatou ter sido atacado por um grupo de mulheres nuas, portando arco e flecha, no meio da mata. Orellana passou a chamá-las de Amazonas, antiga designação da mitologia grega para mulheres guerreiras que não aceitavam homens em suas tribos.