15 de dezembro de 2025

Santa que chora mel reuniu mais de 4 mil fiéis em Restinga


| Tempo de leitura: 2 min
O evento seguiu das 8h às 19h e a imagem verteu mel, azeito e lágrimas durante o dia todo

No último domingo, 21, a região de Franca recebeu pela primeira vez a 'Santa do Mel'. A imagem da Nossa Senhora de Fátima é conhecida por verter mel, azeite, sal e lágrimas.

Paulo Bacagini, que participou da organização do evento, contou que todas as expectativas foram atingidas. "Ela com certeza derramou muitas bênçãos por aqui", afirmou. Paulo afirmou que a Santa começou a verter mel assim que chegou a cidade às 6 horas. O evento seguiu das 8h às 19h e a imagem verteu mel, azeite e lágrimas durante o dia todo.

A noite, na última missa, copos com pétalas de rosa e mel da Santa foram distribuídos para os mais de 4 mil fiéis presentes. Depois da passagem por Restinga, a imagem retornou para a sede em Mirassol (SP).

Dezenas de voluntários trabalharam na preparação da estrutura. No local teve praça de alimentação, e todo o valor arrecadado será revertido para a paróquia de Restinga. 

História

Conhecida como a Santa do Mel, a imagem de Nossa Senhora de Fátima tem como sede a cidade de Mirassol (SP). Sua dona ganhou a imagem em 1993. Foi no dia 13 de maio do mesmo ano, que a imagem verteu lágrimas. No mesmo dia - 13 de maio - do ano seguinte, a santa verteu uma grande quantidade de sal. No mesmo ano, nos dias 22 e 27 de maio, ela verteu mel e azeite, respectivamente.

Os fenômenos que se repetiram por diversas vezes ao longo dos últimos 26 anos, foram periciados por cientistas ateus da Unicamp (Universidade de Campinas), que constataram que o mel e azeite seriam puros e não corresponderiam a qualquer espécie de abelhas (no caso do mel) e também não souberam identificar a oliveira que teria originado o azeite.

A imagem é 100% de gesso e oca por dentro. No caso das lágrimas, cujo laudo foi encaminhado para o Vaticano, foi constatado tratar-se de lágrimas de humanos. Fiéis também têm atribuído à imagem diversos milagres durante esses mais de 20 anos. A imagem viaja todo o Brasil para participar de celebrações e eventos religiosos.