03 de outubro de 2024
FRANCAL 2019

Importadores da Rússia, Catar e Irã fazem negócios na Francal


| Tempo de leitura: 1 min
Movimentação de visitantes pelos estandes da Francal, em São Paulo

Na tentativa de ampliar as vendas para o exterior, a direção da Francal bancou a vinda a São Paulo de 38 importadores. Eles vieram de 16 países diferentes, como Estados Unidos, Rússia, Irã, Catar, Bolívia, Equador, Uruguai e Colômbia entre outros.

Eles são acompanhados na feira e recebem todas as orientações necessárias para fechar contratos de exportação com os empresários que estão expondo na feira. “Estamos dando toda assessoria, inclusive, com tradutores. Esses compradores foram selecionados com base no interesse que demonstram em comprar o sapato produzido no Brasil. Tivemos até o cuidado de checar a ficha cadastral deles para ver se cumprem os compromissos de pagamento. Podemos afirmar que são compradores de alta classe e que interessam ao mercado brasileiro”, disse Abdala Jamil Abdala, Presidente da Francal.

Ele acredita que, além deste grupo que recebeu o apoio da Francal, pelo menos outros 900 importadores possam ter vindo à feira neste ano de maneira espontânea.

A Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) espera que o Projeto Comprador Internacional possa resultar na venda de 300 mil pares durante a Francal.

De janeiro a abril deste ano, o setor calçadista exportou 44,16 milhões de pares por 343,8 milhões de dólares, o que resultou num aumento de 9,4% em pares e queda de 0,1% em dólares. No ano passado, foram embarcados 119 milhões de pares por 976 milhões de dólares, uma queda de 10% comparando-se com 2017.

Os principais destinos do calçado brasileiro no exterior são os Estados Unidos, Argentina e França.