03 de outubro de 2024

CPFL registra 129 colisões contra postes em Franca


| Tempo de leitura: 2 min
Acidente recente na avenida Alonso y Alonso deixou homem ferido após bater em um poste.

Com 129 registros de ocorrências de colisões contra postes de energia, Franca é a cidade da região com o maior número ocorrências deste porte em 2018. O levantamento é da CPFL que atende em 234 municípios do interior paulista, com mais de 4,6 milhões de consumidores.

De acordo com o levantamento feito para o Maio Amarelo, apesar da redução de 18%, essas ocorrências fazem que o sistema de energia seja interrompido. Somente no ano de 2018, 277 ocorrências geraram falta de energia na região francana. Em nota a companhia afirma que os acidentes contra postes constituem umas das principais causas de ocorrências na rede elétrica do grupo.

No balanço feito pela companhia no acumulado de 2019 (de janeiro a abril), Franca já registra 52 acidentes de trânsito envolvendo postes, seguido por Hortolândia (24) e Batatais (4).

Além de liderar o ranking na região, Franca figura entre as dez cidades com maior número de acidente contra postes, em 306 municípios atendidos pela CPFL, ficando na nona colocação do ranking.

A imprudência do motorista francano chega a ser gritante quando se compara os números com cidades maiores. Franca tem os mesmos 10 números de acidentes por 10 mil habitantes, comparado com Campinas, maior cidade da área da concessão da companhia no Estado.
Além do estrago no carro, o motorista tem que custear a substituição do poste e do sistema elétrico. O custo de substituição varia entre R$ 1,5 mil e R$ 3 mil.

Abastecimento de luz afetado

De acordo com o levantamento da CPFL, cada ocorrência de colisão contra postes, interrompe o fornecimento de energia de 115 clientes, com um tempo médio de 4 horas para o restabelecimento. O tempo de retomada do serviço se explica pelo fato de que as colisões contra postes exigem, muitas vezes, que a CPFL Paulista reconstrua a rede elétrica no local, com a substituição do poste atingido, conforme a dimensão do dano.