O boto é um golfinho que vive em ambientes fluviais e não marítimos. Dentre os golfinhos de rios, o boto cor-de-rosa é o maior deles. Pode atingir nos machos cerca de 2,55 metros de comprimento e ter um peso de 200 kg; nas fêmeas estes valores máximos são de 2,25m de comprimento e 150 kg de peso.
Os botos possuem o corpo muito flexível devido ao fato de viverem em rios onde precisam ser ágeis para desviar de obstáculos e capturar suas presas. As nadadeiras peitorais são grandes e podem realizar movimentos para trás com facilidade. Isso ajuda o boto a se movimentar no meio de raízes e troncos de árvores caídos nos ambientes onde vivem.
A coloração dos botos varia com a idade. Nos filhotes a coloração é cinzenta escura. Os adultos adquirem uma coloração rosada. Nos machos a cor rosa é ainda mais intensa.
O boto possui uma grande distribuição dentro da bacia amazônica. Ocorre em cerca de seis países da América do Sul: Colômbia, Bolívia, Brasil, Venezuela, Peru e Equador. O boto possui hábitos sociais, porém os grupos são formados com poucos indivíduos, quatro ou cinco apenas.
Eles se alimentam de cerca de 50 espécies de peixes.