20 de dezembro de 2025

Eliminação da Liga evidencia carência de pivô no Sesi


| Tempo de leitura: 2 min
Lucas Cipolini é a única força do Sesi Franca no garrafão atualmente

Os números no basquetebol não mentem. Na partida em que o Sesi Franca foi eliminado da Liga das Américas pelo Paulistano, neste domingo (10), ficou evidenciada a carência de um outro pivô na equipe francana.

Atualmente o time comandado por Helinho Garcia conta apenas com Lucas Cipolini na posição, uma vez que Rafael Hettsheimeir está lesionado. O time emendou uma sequência de três partidas, uma a cada dia, pela Liga - contra o Atenas (ARG), Capitanes (MEX) e Paulistano - e o jogador que mais se mostrou desgastado fisicamente foi Cipolini.

Sem um jogador da função ‘cinco’, Helinho até improvisa Lucas Dias ao lado de Cipolini dentro do garrafão, mas o time perde em volume ofensivo, já que o ala é um dos cestinhas da equipe na temporada. Por conta disso, atuando fora de posição, Dias passou toda a metade do jogo decisivo deste domingo com apenas um ponto marcado.

Na semifinal disputada no Póli, o Franca Basquete só levou vantagem nos rebotes contra o Atenas, caindo de rendimento contra Capitanes e Paulistano. Diante dos Argentino pegou só um rebote a mais: 33 contra 30. Contra o Capitanes assegurou um ponto a menos: 32 contra 33. Já diante do Paulistano a discrepância foi grande e desiviva. O Franca pegou 13 rebotes a menos, sendo 46 contra 33. Na defesa, o time francano conseguiu 27 rebotes e o Paulistano 30. No ataque foram apenas 6 rebotes contra 16 dos paulistanos.

O resultado pífio do desempenho nos rebotes também resultou com que o Paulistano anotasse 21 pontos contra 10 dos francanos na chamada bola de ‘segunda chance’.

O clube francano ainda conta com o pivô Adriano Alves, o Big, em seu elenco, mas o jogador não mostrou seu basquetebol e pouco é aproveitado pelo treinador.

O Sesi Franca também não está entre os times que lideram as estatísticas nos rebotes do NBB, apesar de liderar a competição. O time é o 14º colocado apenas. Os quatro primeiros colocados na ordem são: Flamengo, Paulistano, Mogi e Minas.