14 de dezembro de 2025

Cuidado com a avareza


| Tempo de leitura: 2 min

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”.

1 Tm. 6.10


Ninguém em sã consciência pode negar a importância de se ter o necessário para viver. Jesus nunca fez apologia à pobreza, mas também em momento nenhum incentivou as pessoas a serem tão exageradas na busca de bens terrenos, como tem demonstrado o homem moderno, a ponto de colocar o reino de Deus em segundo plano. A Bíblia descreve a avareza como um dos mais graves pecados. Colossenses 3.5 está escrito: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria”. Mas o que é a avareza? Avareza significa amor exagerado pelo dinheiro. Todos os grandes conflitos que existem no mundo, têm origem na sua maioria, no dinheiro. Quantas pessoas, possuem mais do que precisam e quantas outras, não possuem se quer o necessário para sobreviver. E o pior de tudo isto, é que por mais que as pessoas acumulem bens, a grande maioria, jamais conseguem se satisfazerem. Estão sempre em busca de mais, quando na verdade, deveriam olhar para aquelas pessoas menos favorecidas, e compartilhar de seus bens com as mesmas.

Caro leitor, Jesus diz: “busque primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas”. Veja que Deus se compromete com o cuidado de seus filhos, quando estes priorizam o seu reino. Você não recebe o reino pelo que você tem ou faz, mas pela graça de Deus. Por outro lado, ter dinheiro não é pecado, o pecado é ser possuído por ele e atribuir ao dinheiro o poder que ele não tem. Há muitas pessoas que tem mais do que precisam e são extremamente infelizes. Portanto, isso nos traz a segurança de saber que Deus sempre nos guardará em suas mãos, e que sempre estará pronto a prover nossas necessidades, desde que estejamos voltados de todo coração para o seu reino. Se existem pessoas infelizes nesta área, não é culpa de Deus, e sim consequências da inversão dos valores estabelecidos pelo próprio Deus. Pensem nisto.

Deus vos abençoe.