Os mamíferos estão entre os mais inteligentes de todos os seres vivos. Uma grande variedade de animais faz parte da classe dos mamíferos, desde os gatos até os seres humanos e as baleias. Um mamífero é um animal que respira oxigênio e tem coluna vertebral. Além disso, todas as fêmeas dos mamíferos têm glândulas que produzem leite. Os bebês de algumas baleias chegam a mamar 500 litros de leite num único dia. A baleia amamenta jorrando leite pelas glândulas mamárias. Como o leite é muito gorduroso, não se mistura à agua e o filhote pode mamar tranquilo.
As baleias dividem-se em mais de trinta espécies. Muitos tipos viajam em grupos, ou cardumes. O tamanho desses grupos pode variar de poucos integrantes a mais de mil. E há baleias que vivem sós ou em pequenos cardumes. Tamanho, peso, cor e determinadas habilidades distinguem cada espécie.
As baleias emitem muitos sons — como silvos, latidos e gritos — para se comunicar entre si. As baleias emitem sons especiais para localizar objetos que não conseguem ver. Esses sons chegam até as superfícies sólidas e retornam aos seus sensíveis ouvidos. Esse processo é chamado de ecolocalização. Ou seja, localização pelo eco. Os morcegos também possuem este sistema.
Algumas espécies medem mais de 10 metros de comprimento, têm o corpo coberto por uma camada de gordura que é fundamental para manter a temperatura do corpo e armazenar energia. As espécies mais conhecidas de baleias são a Azul, Minke, Jubarte, Cinzenta, Cachalote. Uma tem nome idêntico ao de nossa cidade: Franca!
A caça às baleias é proibida em quase todos os países. Nos últimos tempos o Japão voltou a liberá-la. Japoneses gostam da carne e utilizam seu óleo para muitas coisas.