A Prefeitura de Franca entregou nesta manhã as obras de revitalização da Praça 1º de Maio, conhecida como Praça da Jussara, na Estação. Equipes da Secretaria de Serviços e Meio Ambiente trabalharam por dois meses no local e retiraram 11 caminhões com galhos de árvores, resto de grama, lixo e até faixa de propaganda. Todas as lâmpadas foram trocadas por modelos de led, que são mais claras e econômicas. Calçadas e bancos foram recuperados. As duas fontes foram pintadas e voltaram a funcionar. As obras custaram em torno de R$ 50 mil.
A Praça 1º de Maio é considerada patrimônio de Franca. Foi ponto de encontro de boiadeiros e tropeiros e palco de manifestações de trabalhadores. “É uma alegria muito grande poder devolver à população a praça, que é um monumento histórico e que representa o nosso trabalhador. Quando assumimos o governo, a praça estava totalmente abandonada. Com as ações que fizemos o espaço ficou mais bonito e seguro”, disse o prefeito Gilson de Souza (DEM).
O vereador Pastor Palamoni (PSB) participou da solenidade e contou que a praça faz parte de sua história, já que ele foi criado na região da Estação. “Estava difícil de passar pela praça por causa da sujeira, escuridão e das calçadas quebradas. Fizemos uma indicação para que providências fossem tomadas e o prefeito atendeu ao nosso pedido. A transformação foi muito grande. A praça está limpa e organizada”.
A revitalização faz parte do programa “Franca: cidade bem cuidada”, que prevê a reforma de espaços públicos. “Das 138 praças existentes em Franca, já revitalizamos 42. Até o final do ano, outras 15 também vão receber as melhorias. A meta é reformar todas até o final do nosso governo. Queremos fazer de Franca a cidade mais bem cuidada do País”, concluiu Gilson de Souza.
Confira as fotos do antes e depois da revitalização