23 de dezembro de 2025

Lobo siberiano


| Tempo de leitura: 1 min

Toda Copa do Mundo de Futebol tem um mascote, eleito pelo povo do país que sedia o evento. O mascote da Copa do Mundo da Rússia é um lobo siberiano que, como o próprio nome indica, é um animal típico da Sibéria. Esta região ocupa quase 80% do território russo. Ela é muito fria e deserta nos pontos mais gelados. O simpático bicho recebeu o nome de Zabivaka, que significa “aquele que marca um gol”.

O Zabivaka foi escolhido em uma votação popular pela internet, que teve mais de um milhão de participações. O lobo siberiano ganhou com 53% dos votos, contra 27% do tigre e 20% do gato.

Ele foi apresentado ao público há um ano, vestindo uma bermuda vermelha e uma camiseta branca e azul, cores da Rússia. E usando um par de óculos que é comum em esportes com neve, como esqui e snowboard.

Os lobos são animais ferozes, grandes predadores. Há inúmeras espécies desta família. O cão, por exemplo, é parente do lobo! E o lobo siberiano parece mais cachorro grande que lobo pequeno. Uiva um pouco mais que o cão e tem a pelagem subdividida em duas camadas, o que a torna bem apropriada ao clima gelado da Sibéria.

O Zabivaka veio substituir o Fuleco, o tatu-bola que foi o mascote da Copa de 2014, realizada no Brasil.