Desfile é uma coisa muito engraçada. Você fica sentada com cara de fina, assiste a um pessoal passando com roupas que você não entende nada, demora dez minutos e já acaba. Mas é legal.
Hoje foi dia de desfile da Vogue na Francal. Cheguei um pouquinho antes para ficar mais perto da passarela e consegui me sentar ao lado do pessoal mais moderno com seus cortes de cabelos irregulares, roupas pretas e acessórios que não combinam com nada que eu tenha no meu guarda roupas francano.
A música é muito boa e os modelos são lindos. Muito lindos, apesar das carinhas de desprezo pelo mundo - mas soube que é tudo programado para dar um ar mais classudo. E arrumaram umas crianças tão bonitinhas que tiraram um pouco do ar "poker face" da platéia. Ao final, as diretoras de estilo, de redação e a stylist da revista Vogue assumiram os microfones para explicar o que tinha acontecido ali. Ainda bem.
1. O chinelo tá bombando!
A primeira lição foi que chinelo agora tá bombando. Não é exatamente aquele seu chinelo havaiana com o calcanhar meio gasto, é mais parecido com um rider, mas com bordados e brilhos. “O chinelo pode ser usado não só na praia. Você pode ficar chique de chinelo, com vestido, calça jeans e um blazer”, ensinou Donata Meirelles, diretora de estilo da revista. Viu? Quem disse que precisa gastar horrores para estar na onda da moda?
2. Jeans, tudo jeans
Outra informação que me deixou muito feliz foi que é possível investir no jeans, que pegou e não vai embora tão cedo. Inclusive nos sapatos. "O look total jeans é para quem quer ficar moderno. Inclusive acessórios. Pode inclusive servir pra usar a noite." A-ha. Sabe aquela sua camisa que você comprou ano passado? Ainda está com tudo. É só usar ela com uma calça também jeans para ficar com jeito de modelo/manequim.
3. Sapato de paninho antigo
O terceiro look que explicaram foi mais tenso. “Como não amar sapatos de vixen?”, perguntou a editora. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o que era vixen e, apesar de ter perguntado como se escreve e pesquisado no Google, não tenho certeza até agora (se alguém souber, agradeceremos). Mas, enfim. É um tecido todo quadriculado que lembra toalha de mesa da vovó. E a sandália nesse tecido gerou uma certa tensão. A stylist Alexandra Benenti disse que prefere misturar estampas, quadriculados nos pés e florais nas roupas. Mas a editora de estilo, Donata Meirelles, acha melhor combinar com liso. Então, você escolhe. Afinal, é moda. E na moda pode tudo.
4. Tênis para tudo
Tênis para caminhar, para malhar, para trabalhar e ir para a balada. “Tênis é cool, jovem, millenial”, explicou a diretora de redação da Vogue, Silvia Rogar. Mas atenção! Não é com a roupa de ginástica nem aquele tênis basicão da caminhada, tem que ser modelos mais trabalhados na moda. O do desfile era de veludo, plataforma e rosa, que também são tendeeeencias.
5. Sandálias de tira no calcanhar
"Um arraso! Sexy e com conforto", explicaram as especialistas no assunto. E, para quem tem pernas mais grossas, a dica é usar a tira no tom da pele, que não marca e mantém a elegância da coisa toda.
6. Metal colorido e nó
Sinto informar, mas a sua sandália do Ano Novo já era. Prata e ouro não estão mais fazendo sucesso. A moda agora são os metalizados coloridos. "Aposta para usar com jeans", diz Alexandra. Ah! E não esqueça o nó. Sandálias, em metalizado colorido, com nós e laços vêm aí com tuuuudo.
7. A vez da pérola
O termo é novo também: perolismo, que é colocar pérola em todos os acessórios. Pulseiras, colares e, claro, nos sapatos. Também não é qualquer colar de pérolas da sua avó que você chamava de vintage, não. Tem que ter um toque moderno. "É a tendência mais fresh, mais moderna". Tá.
8. Conheçam o novo paetê: a pluma!
Há uns cinco anos o paetê invadiu os guarda roupas, ganhando destaque em looks até para o dia. Agora, é a vez da pluma. O processo foi uma ideia da Prada, que lançou a moda em seus últimos desfiles e pegou. Pode investir, elas garantem. Eu, em todo caso, acho que vou esperar um pouquinho mais neste caso...
É isso. Moda. Gostei.