Uma oficial da Marinha Mercante morreu depois de ser atingida por um forte jato de água. O acidente aconteceu dentro do navio rebocador Astro Tamoio, da empresa offshore Astromarítima de Navegação, que presta serviços à Petrobrás.
O navio estava na Baía de Guanabara, na altura do município de São Gonçalo, Rio de Janeiro, segundo informações do site Diário Pernambucano. O oficial superior de máquinas Alexandre de Oliveira Gomes contou que um canhão usado no combate a incêndio passava por testes, quando travou, no sábado, dia 10.
No momento em que os marinheiros tentaram destravar o equipamento, ele voltou a funcionar e o jato d'água atingiu 4 oficiais, entre eles Eloá Bernardo dos Santos, 23 anos. Ao receber o forte jato, a pernambucana bateu a cabeça contra uma tubulação e ficou semiconsciente.
Os demais oficiais atingidos também se feriram. Ela foi imediatamente levada ao Hospital Santa Maria Madalena, na Ilha do Governador. Na segunda-feira, dia 12, foi declarada a morte cerebral da oficial.
A Astromarítima afirmou que nunca havia ocorrido acidentes a bordo da embarcação. A empresa diz que investigará porque o canhão, que deveria estar apontado para o mar, girou para o convés.