23 de dezembro de 2025

Motoristas de vans escolares são presos por abuso sexual


| Tempo de leitura: 1 min
Motoristas de vans escolares são presos por abuso sexual

Dois motoristas de vans escolares foram presos em Belo Horizonte, suspeitos de praticar abusos sexuais com as crianças que transportavam. Um dos suspeitos, Ronaldo Meira Amaral, de 45 anos, teria abusado de uma menina de 7 anos. A descoberta aconteceu quando a menina chegou em casa meia hora após o horário habitual. Questionada sobre o atraso, ela relatou o abuso, afirmando ainda que não revelara nada antes por sofrer ameaças de Ronaldo, que chegou a dizer que mataria os pais da vítima, caso ela contasse o que acontecia.

O outro motorista, Helbert Martins Marques, o "Cebolinha", de 53 anos, é suspeito de ter abusado de 3 meninas, de 2, 4 e 8 anos. A descoberta sobre os abusos aconteceu quando a menina de 4 anos foi diagnosticada com uma doença sexualmente transmissível. Após a prisão de Cebolinha, 2 novos casos de abuso, que citam o motorista como autor, foram revelados. Os dois motoristas presos negam as acusações.

Ronaldo e Cebolinha não se conhecem e agiam em bairros diferentes. A delegada Iara França falou ao site R7 sobre os cuidados que os pais devem tomar ao contratar o serviço de transporte escolar. "Antes de escolher um transporte escolar é importante verificar o histórico profissional do motorista ou da empresa prestadora do serviço. Conversar com pais que utilizam o serviço e com a escola também é fundamental", explica. É importante, ainda, conversar com a criança, perguntando sobre a escola ou qualquer atraso.