Com 45 anos, Amauri Prudêncio de Lima (o Mauri), irmão mais novo de uma das duplas precursoras do sertanejo para o grande público no Brasil, Chitãozinho & Xororó, escolheu Franca para viver e, a partir de janeiro, se muda com a mulher Andrea Fabiana, 42, e os dois filhos Maury Lima, 19, e Beatriz Lima, 10, para a cidade. A vontade de morar na “terra do calçado”, de acordo com ele, veio do desejo de desacelerar a rotina um pouco e criar raízes em um local mais calmo. “Sempre considerei o povo de Franca acolhedor, receptivo e muito carinhoso”, disse.
Apaixonado pela vida simples, roça, frango caipira, viola e tudo que o interior tradicionalmente representa, o cantor que forma dupla com o irmão Maurício aproveitou que a mulher tem parentes na região e, em agosto deste ano, mudou-se de São Paulo para um sítio próximo a Patrocínio Paulista. “Há algum tempo queríamos uma vida mais tranquila. Em julho, minha mulher decidiu passar as férias aqui e já em agosto nos mudamos para o sítio que ocupamos hoje”.
Natural de Mauá (SP), Mauri passou alguns anos na cidade, outros em Campinas e por 14 anos viveu em São Paulo, onde conheceu a mulher e construiu uma família. Com mais de 20 anos de carreira, o cantor passou boa parte da vida na correria entre uma cidade e outra. “A estrada, com o tempo, acaba ficando cansativa. Nasci no interior de São Paulo, mas vivi muitos anos na capital. Queria uma vida mais tranquila, poder tomar sorvete na praça, correr com minha filha, conversar com os amigos tranquilamente, esquecer trânsito e vislumbrei essa possibilidade aqui”, disse o cantor. Irmãos famosos
Segundo Mauri, a relação com os irmãos José de Lima Sobrinho e Durval de Lima, nomes verdadeiros de Chitãozinho e Xororó, é a melhor possível. “Apesar do sucesso, todos mantemos um relacionamento bem próximo. Nos falamos com frequência e não como artistas, mas como irmãos mesmo. É maravilhoso”, disse.
A influência musical da família, segundo Mauri, nasceu do pai Mario Antônio de Lima, que sempre compôs e gostava de tocar viola. “Meu pai era um artista e chegou a formar uma dupla. Ele faleceu há alguns anos, mas conseguiu acompanhar o início do sucesso dos meus irmãos”, disse.
O mais novo de oito irmãos, Mauri cresceu envolvido com o ambiente musical. Sempre gostou de cantar e tocar violão. “Todos trabalhamos com música. Nos palcos ou nos bastidores, nos identificamos com esse mundo e acabou sendo um caminho natural”, disse. Carreira
Com um dos irmãos mais velhos, após trabalhar nos bastidores dos shows de Chitãozinho e Xororó, em 1989, Amauri formou a dupla Maurício & Mauri que, em 1991, lançava, ainda em vinil, seu primeiro disco - De Ponta a Ponta, que teve como um dos destaque a música Paixão ou Loucura, responsável pelo primeiro sucesso da dupla.
Desde então, foram oito CDs e um DVD, gravado em comemoração aos 17 anos de carreira e que contou com a participação dos irmãos famosos em duas músicas. Hoje, a dupla costuma fazer oito shows por mês.
Em breve, devem lançar uma nova música de trabalho e um videoclipe. “Estamos trabalhando em uma música com uma pegada mais atual, sem perder as raízes, mas que conta com essa tendência mais nova”, disse.
Além de continuar se apresentando com o irmão, Mauri pretende abrir um escritório em Franca e gerenciar a carreira do filho, Maury Lima. “Quero criar raízes em Franca. Sempre tivemos uma receptividade muito boa nessa região e agora estou focado no lançamento do meu filho”, completa.