A Subway informou nesta terça-feira, dia 15, que um dos cofundadores da rede faleceu.
"É com pesar no coração que informamos que nosso cofundador, Fred DeLuca, faleceu. Agradecemos a ele pela sua contribuição imensurável", comunicou a empresa em suas redes sociais. A causa da morte de Fred DeLuca, que tinha 67 anos, não foi revelada.
Em 1965, quando estava com 17 anos, Fred abriu uma loja de sanduíches, a Pete's Super Submarines em Bridgeport, Connecticut, com a intenção de pagar os custos com a faculdade de Medicina. Foi o amigo Peter Buck quem sugeriu que ele criasse a loja, oferecendo sanduíches em formato "submarino". Peter também ajudou com um empréstimo de U$ 1 mil e virou sócio de Fred. A primeira unidade criada fora dos Estados Unidos foi em Bahrain, no Meio Oriente, no ano de 1984.
Em seu texto de apresentação institucional, a Subway elogia o cofundador. "Fred logo aprendeu os passos básicos para tocar um negócio, assim como a importância de servir um produto de qualidade, bem feito e com ótimo atendimento ao consumidor, mantendo os custos operacionais baixos, com pontos bem localizados. Essas lições continuam servindo de base para o sucesso que a rede Subway possui ao redor do mundo", diz o texto.
Atualmente, a empresa, que completa 50 anos de criação em 2015, soma mais de 44 mil lojas divididas em 110 países. Somente no Brasil, já são 1.945 lanchonetes.