21 de dezembro de 2025

Intestino preso. Como melhorar?


| Tempo de leitura: 3 min

 

Olá Pessoal!

Sabemos que nosso corpo funciona como um reloginho, e que tudo no organismo humano depende de fatores psicológicos e emocionais. E o intestino é nosso maior órgão imunológico. Nele temos uma microbiota com a presença de mais ou menos 10 trilhões de microorganismo.

Nosso intestino fica com 70% da responsabilidade de manter nosso sistema imune em ataque. Ufa! Aposto que agora você pode vislumbrar o quanto é importante nossa regularidade e saúde intestinal certo?!

Prisão de ventre, constipação e intestino preso são consideradas uma doença e devem ter total atenção. Em geral, muito mais frequente nas mulheres do que nos homens, existem várias causas para o seu surgimento.

A alimentação é fundamental. Uma dieta pobre em fibras e ignorar a vontade de ir ao banheiro são causas comuns para a prisão de ventre. Ignorar este alarme desregula o relógio orgânico.

E tem mais. A falta de atividade física e o uso de alguns medicamentos também podem provocar constipação. ANALGÉSICOS, como Ibuprofeno e Aspirina, são alguns deles.  Antidepressivos e antiácidos em geral, que possuem em sua fórmula cálcio e alumínio, estão na lista de prejudicadores intestinais. 

E até o delicioso chocolate é vilão neste contexto. Um estudo comprova que chocolate favorece a constipação em pessoas já propensas a terem este desconforto, assim como banana também pode deixar a situação ainda mais tensa.

Um quadro de constipação é quando a pessoa fica três dias sem evacuar. Portanto, se você fica entre um ou dois dias ainda está dentro da normalidade e não precisa se preocupar. O ideal é que o intestino funcione todos os dias. 

O uso indiscriminado de laxantes não é legal. Acaba com a flora intestinal, ou seja, seu reloginho só vai funcionar enquanto você fizer uso do laxante, depois disto, tudo volta como antes, além de causar uma super dependência!

Pessoas com pressão alta (Hipertensão) e diabetes são mais vulneráveis a ter intestino preso. Saber o que fazer para adquirir uma vida mais leve e longe da prisão intestinal, que pode gerar até câncer de intestino, tem que estar incluída na rotina de hábitos saudáveis. 

Hábitos como aumentar a ingestão de água é primordial. Tomar no mínimo 2 litros ao dia é muito importante. Aumente o consumo de alimentos que favorecem o trânsito intestinal como folhas, legumes, verduras como mandioca, rúcula, alface, couve, grão de bico, couve flor, cenoura, soja, lentilha, ervilha, milho, cereais integrais como aveia, granola, pão integral, arroz integral e macarrão integral, oleoginosas como castanha do pará, amêndoas, pistache, nozes, avelã, sementes de linhaça e gergilim.

Faça refeições de 3 em 3 horas e mastigue bem! Evite alimentos como massas de farinha branca, chocolate, banana, chá-mate ou chá-preto.

Pique ou triture os alimentos fibrosos, como vegetais e frutas assim a digestão é facilitada. Cautela ao consumir alimentos ricos em cálcio, como leite e queijos, que são altamente constipantes.

Fique longe das frituras!!!

Anote esta receita de suco laxativo que deve ser ingerido todo dia pela manhã em jejum.
Receita suco laxativo:


1/2 mamão papaia sem semente
1 laranja sem sementes e com bagaço
5 ameixas pretas sem caroço
Deixar as ameixas de molho em uma xícara com um pouco de água de um dia para outro.
1 colher de sopa de farelo de trigo
1/2 iogurte desnatado ou sem lactose

Bater tudo no liquidificador e beba em seguida!