21 de dezembro de 2025

Como minimizar o aumento de peso neste final de ano?


| Tempo de leitura: 4 min

As comemorações já começaram e a maior dificuldade é sentar-se a mesa com os amigos e familiares sem pesar tanto o psicológico, pois o telefone toca e os convites não param!

Ficamos enlouquecidos só de pensar em que festas iremos, ou em como vai ficar nosso corpinho neste verão. São tantas opções comestíveis e visualmente tentadoras que resistir nesta época se transforma em uma batalha espartana.

A verdade é que se soubermos escolher e optar pelas quantidades certas, nosso shape vai segurar a barra e entrar mais harmonioso e saudável em 2015. É mais fácil do que se imagina. Primeiro, sempre bato na tecla do sistema compensatório alimentar.

Se você vai em uma festa e comeu a mais ou bebeu um pouco além, no dia seguinte, a regra é movimentar o corpo, caminhar, correr, subir escadas, frequentar uma academia mesmo que não seja a sua, pois sabemos que a grande maioria dos espaços vão estar fechados devido às comemorações, pois, se procurar certinho, vocês irão encontrar academias que ficam abertas nesta época do ano e vale a pena pagar um dia para gastar tudo que você consumiu no dia anterior.

Nesta época estamos lutando entre o querer comer tudooo para estar impecável no verão. Mas nem por um milagre poderíamos alcançar este feito, a não ser se a parcimônia e a inteligência nutricional fizerem parte de nossa consciência. A boa notícia é que devemos e podemos aproveitar os melhores momentos de 2014 e entrar com pé direito em 2015 com três simples e importantíssimas regras básicas: equilíbrio, moderação e compensação.

Veja algumas dicas para não passar vontade, mas também não exagerar neste fim de ano:

1 - As melhores opções de petiscos nas comemorações são alimentos proteicos e ricos em fibras: ovos de codorna, queijos, carnes assadas, saladas de folhas, etc.

2 - Outra boa dica para quem gosta de petiscar é fazer tirinhas de legumes como cenoura, pepino, salmão e tomate em uma solução de 1 limão espremido em 100ml de água com temperos como orégano e sal e pimenta do reino. Deixe as tirinhas parcialmente embebidas nesta solução antes de levar a mesa.

3 - Para que a vida não se torne insuportável nesse período, o ideal é não exagerar nos beliscos que antecedem a ceia ou refeições principais. Só para ilustrar, uma porção de 100g de castanha do pará ou de amendoim é equivalente a 700 calorias! Também fique longe dos embutidos, eles são um veículo de sódio e, portanto, a moderação é essencial após sabermos que 100g deste petisco oferece ao corpo cerca de 300 calorias.

4 - Prefira patês com pão ao invés de pastéis, coxinhas, empadas, batata frita e qualquer alimento frito. Eles possuem muita gordura saturada e segundo estudos estes alimentos quando ingeridos antes das refeições, tem o poder de aumentar nossa fome em 20%, ou seja, a tendência é exagerar na hora da ceia, contribuindo para o aumento de peso como saldo final.

5 - Nesta época é quase unânime o desejo de brindar o novo ano, mas a minha recomendação é preferir os sucos naturais de frutas menos calóricas como maçã, pêra, morango, abacaxi, maracujá, etc. Uma dica particular é bater frutas com chá verde ou chá gelado, fica uma delícia! Vale provar! Mas se você não consegue ficar sem brindar com uma bebida alcoólica a recomendação é que opte pela menos calórica, no caso, a menor em consideração teor calórico é a cerveja! Logo atrás dos vinhos e em seguida os destilados como vodka, whisky, pinga, etc. Para quem gosta de caipirinha a pedida neste verão é substituir o açúcar da preparação por adoçante, assim o valor calórico será reduzido.

6 - Sempre intercalar qualquer ingestão alcoólica com água, viu pessoal!

Nosso paladar é altamente adaptável e após determinarmos que iremos comer apenas alimentos saudáveis nossa mente entende e já não vai pedir por alimentos altamente calóricos, então não sofra, tenha parcimônia e saiba escolher antes de levar qualquer alimento a boca.

Tudo vai depender do quanto, do que e o que você come. Lembre-se das regrinhas básicas: equilíbrio, moderação e compensação. Não seja um pesar psicológico nas reuniões e confraternizações. Aproveite deste modo pode toda magia dessa época do ano!

No próximo post iremos orientar como desintoxicar nosso organismo após festas e comemorações! Fiquem de olho!