21 de dezembro de 2025

A importância do hormônio cortisol


| Tempo de leitura: 2 min

Quando entramos em qualquer situação que nos traga stress ou tensão, o hormônio chamado cortisol, produzido pelas glândulas supra-renais entra em ação. Até mesmo em atividade física exageradas ou praticadas em exagero pode acionar tal hormônio.

Algumas pesquisas recentes demonstram ainda que até mesmo a má alimentação ou o descuidado na nutrição diária pode aumentar os níveis deste hormônio.

O nível considerado normal pelos especialistas é de 10 ug/dl. Quando entramos em qualquer situação de risco, ou stress ele aumenta para 80 ug/dl e mais graves chegam aos níveis de 180 ug/dl.

É preciso compreender que o cortisol é o que deixa mais rápidos em situações de eventual perigo! Ele é responsável por nos dar a sensação de adrenalina, deixando-nos mais ágeis em situações que exige mais esforço físico e explosão.

O maior problema em relação a este hormônio pessoal, é que o nosso corpinho não tem a habilidade de diferenciar quando nosso corpo está de fato ou não em estado de risco. É quando entra o nosso controle sobre os pensamentos e atitudes, hábitos melhores no nosso dia a dia.

O estresse do dia a dia, do trabalho, é um exemplo, quando não conseguimos tranqüilizar a mente. Executar a respiração profunda e lenta pode auxiliar bastante na prevenção do aumento do estresse.

Outras complicações que esta desorganizada pode acarretar se os níveis deste hormônio subir, podendo levar ao desenvolvimento de diabetes, aumento da pressão arterial e até depressão.

E para você que malha e pretende aumentar sua massa magra, a noticia é o cortisol destrói nossos músculos, além de lesar o metabolismo.Isso mesmo, o estresse engorda pessoal!Sabe aquela gordura que acumula em áreas da região abdominal masculina, e nas mulheres na região dos quadris? Então, o estresse pode fazer com que ela aumente consideravelmente.

Lembrando que independente do sexo, a gordura localizada na região abdominal é mais nociva ate que a gordura localizada nas coxas e regiões dos quadris ou costas. Pois precipita o aparecimento de doenças do coração e do diabetes.

O descontrole emocional e aumento do estresse também podem estar sabotando toda sua dedicação em perder peso e seguir uma reeducação alimentar, pelo fato de aumentar a compulsão alimentar por alimentos engordativos.

No próximo postarei dicas sobre a alimentação e suplementação inçadas no controle do aumento do cortisol e quais fatores devemos evitar para que este desequilíbrio seja controlado!