A investigação das profundezas dos oceanos está revelando uma gama totalmente nova de seres vivos que antes eram desconhecidos. O mais recente deles é o Melanocetidae (da ordem de peixes Lophiiformes), popularmente conhecido como Black Sea Devil, “demônio negro do mar”.
Segundo o Instituto Monterey Bay Aquarium Research (MBARI), responsável pela filmagem, acredita que esta seja a primeira vez que o peixe – uma fêmea de 9 centímetros de comprimento - aparece sendo filmado vivo em seu habitat natural.
“Os peixes da ordem Lophiiformes estão entre os mais raramente vistos entre todos os peixes de águas profundas”, afirmou Bruce Robison, cientista sênior do MBARI, comandante da missão. “O ponto brilhante na ponta da 'vara de pescar' dele se projeta a partir da cabeça e serve como uma isca incandescente para atrair peixes menores para a sua boca”, explicou.
O Black Sea Devil é parecido com o peixe que aparece na animação Procurando Nemo da Pixar, quando Dorothy arrasta Nemo para as profundezas do oceano a fim de matar sua curiosidade.