Chegou a melhor época do ano!
Época onde relaxamos mais, ficamos mais soltos, queremos é usar roupas mais frescas e colocar aquele biquini ou sunga e desfilar sem receio e muito menos vergonha do shape, certo???
Academias nesta época do ano estão cada vez mais lotadas e atualmente melhor equipadas para receber o público da temporada com uma diversidade de aulas e danças para todos os gostos e níveis de performance física.
A TV e as revistas estampam corpos que parecem serem desenhados a laser de tão definidos e intrigantemente magros o que garante boa parcela de audiência quando o assunto é: “como emagrecer para verão” ou “projeto barriga de tanquinho”. Eu já prefiro usar o termo DESAFIO!
Projeto é algo que ainda será avaliado e reavaliado até que um dia saia do papel. Prefiro sugerir DESAFIO, émais envolvente, pois o ser humano em essência é um competidor nato. Quando somos desafiados, aquele brilho interno reaparece e nos faz triunfar em qualquer DESAFIO!
Adoramos um desafio! Ele oferece a oportunidade da vitória e, afinal, quem não gosta de vencer? O estímulo deve ser dado, seja ele sob qualquer forma que impulsione o individuo a sair de seu estado nocivo.
Até mesmo um sonoro “QUERO VER SE VC CONSEGUE”. Esse PARTICULARMENTE é o meu maior combustível nesta vida! Mas nesta época em especial podemos perceber apenas projetos. E bem tímidos por sinal...
A procura por clínicas de estética, aumentou consideravelmente. Suplementos alimentares, dietas milagrosas, medicamentos e afins fazem parte de uma série de métodos e tratamentos para modificar a composição corporal dos brasileiros ansiosos devido a nossa natureza procrastinadora.
Este termo “projeto verão” surgiu ninguém sabe bem como, mas sabemos que é muito utilizado pela mídia e em especial pela internet. Mas seria muito melhor se este projeto fosse um processo, pelo qual todo e qualquer individuo enfrentaria o ano inteiro com maior tranquilidade e menos desespero.
E se por motivos maiores você não conseguiu dedicar-se como gostaria ao preparo físico anual, seu projeto então deve ser “PROJETO SEM NEURA” e começar agora a adotar hábitos saudáveis e práticas regulares de atividade física. Assim, você já começa 2015 preparado para um ano cheio de desafios e conquistas!
Não pode e não deve ser tão difícil assim manter seu desafio ativo e regular ao longo do ano. O que acontece em parte dos casos que recebo em meu consultório é a pressa em ver resultados imediatos. Isto é um tremendo engano e talvez falte um “cadinho” mais de informação.
Segue orientações fundamentais para você que busca enfrentar o DESAFIO 2015 com força e disciplina de um verdadeiro guerreiro.
Tenha planejamento
Trace um plano, tenha uma meta!
Avalie-se sempre com auxilio de um profissional competente. Você só vai saber se está no caminho certo com ajuda de quem realmente entende sobre o funcionamento do organismo humano e técnicas comprovadamente eficientes. Estude, leia, informe-se!
Tenha mais organização com sua rotina alimentar. Horários devem ser respeitados. Alimentar-se de três em três horas no máximo é regra básica. Compre e prepare alimentos com maior antecedência – a dica é fazer tudo no domingo e para todos os dias da semana, assim não vai ter correria.
Tenha sempre em sua geladeira iogurtes desnatados, torradas integrais, pão integral, leite de soja, frutas variadas e legumes, castanhas, barrinhas ou Nuts de cereais. Barras de proteínas são boas opções para aquele momento em que você não poderá realizar uma refeição sólida com todos os nutrientes necessários. Nem sempre rotina corrida conseguimos realizar com louvor.
Outra ótima medida é ser “marmiteiro”. Isto mesmo! Tenha sempre em mãos uma bolsa térmica para comportar refeições mais perecíveis como leite, shakes, iogurtes, sanduiches naturais, omeletes, sucos e até as refeições principais podem ser acondicionadas em frasqueiras térmicas. Tenha sempre uma com você!
Também é imporante possuir metas realistas e sem ilusões pessoais. É nesta parte que muitos desanimam e se frustram! Entenda o seu biotipo e sua personalidade! Não mude só para agradar ou se equiparar a alguém! Sempre digo: seja o seu melhor!
Cada um de nós possuímos características biológicas muito peculiares. Eu poderia viver tentando até o fim de meus dias obter o mesmo porte físico da modelo Raica Oliveira só que não conseguiria.
Então, sabiamente, aceitei meu porte e o lapidei o melhor que pude. Assim deve ser com todos que buscam melhorar a autoestima e composição corporal, ok???
Aceitar-se de verdade faz toda diferença no resultado!
Tenha uma atividade física prazerosa! Realize qualquer modalidade física que lhe traga prazer e que lhe instimule a continuar treinando. Com o tempo, comece a desafiar-se com novas modalidades de exercícios como dança, corrida, escalada e ecoturismo (nosso cidade já disponibiliza academias e equipes que oferecem esta modalidade), luta, pilates, vôlei, peteca, ioga, caminhada, brincar com as crianças ou até faxina em casa!
O importante é não cair na sabotagem mental de achar que somente tendo dinheiro para pagar um personal ou uma academia bacana você vai conseguir mudar sua composição corporal.
Movimente-se!
Nada vem do céu, nem a chuva tem vindo ultimamente, não é mesmo???
Mantenha sua rotina por maior tempo possível durante um mês, e depois por mais dois meses. Quando menos perceber já terá conquistado muita saúde e novos hábitos alimentares e, de brinde, o corpo dos sonhos!
Um passo de cada vez durante trezentos e sessenta e cinco dias é bem melhor do que correr para atingir objetivos rápidos e desgastantes somente em um único período do ano, o verão.
Mantenha a rotina!