Vivemos em um país carnívoro de fato! Nosso país hoje tem o titulo de maior exportador de carne BOVINA do mundo e está entre os cinco maiores consumidores do planeta.
A demanda interna também está crescendo, devido ao aumento da renda dos trabalhadores, o crescimento da população e o aumento do acesso a informação sobre saúde e nutrição.
A carne bovina é uma das maiores fontes de proteínas que existe enosso corpo precisa delass para exercer vários processos bioquímicos e celulares. Elas são o nosso material para construção, manutenção e reparação de tecidos e órgãos. Até alguns de nossos importantes hormônios são feitos de proteínas.
Há duas origens para as proteínas pessoal, do tipo vegetal e do tipo animal. As proteínas de origem animal, são as de alta qualidade e mais completas, por isso as carnes, em geral, fazem parte deste time de aminoácidos essenciais, já que o nosso corpo não consegue produzir tais proteínas.
Portanto, devemos escolher a melhor opção ao entrar no mercado ou no açougue. Assim, realizamos um RAIO X das carnes para facilitar sua escolha na hora das compras e alcançar bons resultados na dieta.
Acreditava-se piamente que a carne de frango seja a menos calórica, e a suína a eleita mais gordurosa do pedaço. Mas a caloria varia de carne para carne assim como varia de corte para corte.
Cada 100 gramas de costela bovina e suína, obtém-se quase 450 calorias. Também são carnes gordurosas o cupim, a picanha e a linguiça. A sobrecoxa de frango com pele que nos dá de brinde 260 calorias.
Já as opções de carnes bovinas magras e menos calóricas com reduzida quantidade de gordura saturada são: alcatra, fraldinha, filé mignon, lagarto, contra-filé, todos sem gordura. Já os cortes bovinos que não precisamos retirar uma grande camada de gordura são: patinho, coxão mole e músculo.
No frango destacamos o peito grelhado que oferece apenas 150 calorias em cada 100 gramas. Já com o peixe destacamos: tilápia, atum, badejo e sardinha. Mesmo o salmão com mais gordura, ainda será uma boa opção para a dieta.
A escolha deve ser feita pensando o que será melhor para a sua dieta, portanto não pode ter parcimônia ao aderir as orientações a seguir:
- No açougue peça para retirar sempre toda gordura aparente;
- A carne bovina deve estar na cor viva (cereja);
- Cuidado na preparação de sua carne, de preferência consumi-la na cozido, assado ou grelhada;
- Para quem gosta da carne vermelha, estilo alá “boi berrando”, saiba que quanto mais mal passada, maior será a quantidade de gordura saturada;
- Consuma cortes magros bovinos até 3 vezes na semana, e nos outros dias da semana carnes brancas como peixe, frango.
Prestar atenção aos detalhes, faz toda diferença na dieta!