Parece que o pastor Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial, não está arrecadando dízimo suficiente de seus 55 mil fieis. Recentemente, ele pediu para que cada um de seus seguidores doassem a quantia de R$ 300 até o dia 30 de outubro. Valdemiro pretende arrecadar R$ 15 milhões.
Segundo o pastor, o dinheiro iria para pagar horários de TV utilizados pela igreja para transmitir os cultos na TV aberta e em canais por assinatura, além dos aluguéis.
Valdemiro ainda subiu o tom e menosprezou os fieis que não colaborassem. "Eu prego só para quem acredita, quem não acredita que fique de fora, não me importo". Mais tarde, o pastor tentou se retratar pela agressividade. “Desculpem estar azedo, mas tenho muitas responsabilidades”.
A Igreja Mundial tem enfrentado uma grave crise financeira após uma longa reportagem do programa Domingo Espetacular, da Record, que denunciava Santiago de se apropriar de doações de fieis em benefício próprio. Vale lembrar que o programa é da emissora do bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal.
Além de desestabilizar moral e financeiramente Valdemiro, Macedo ainda comprou quase todos os horários das outras emissoras para impedir a expansão da palavra da Igreja Mundial.
A maior perda aconteceu no canal 21 que foi alugado pela Mundial da Band. Esta rescindiu o contrato por atrasos no pagamento. A Universal por sua vez dominou as madrugadas da Band.
Valdemiro acabou investigado pelo Ministério Público e teve de vender grande parte de seus bens, incluindo a fazenda e o gado que aparecem na reportagem da Record. Isso fez com que a Igreja Mundial perdesse vários de seus fieis. A informação é do colunista Ricardo Feltrin, do Uol.