Quem busca o corpo perfeito sabe da dificuldade de consciliar alimentação balanceada e vida social. No fim de semana, ou mesmo em happy hours é comum burlar a dieta e consumir alimentos inapropriados e ingerir álcool. O problema é que o álcool é um grande vilão na busca do corpo e da vida saudável.
O álcool é uma fonte especial de energia, pois, diferente de todas as outras, ela não pode ser estocada no organismo. Assim como uma toxina, deve ser rapidamente eliminada o que altera o metabolismo e favorece o estoque de gorduras no organismo, principalmente na região do “pneuzinho”.
Estudos recentes mostram ainda que o álcool funciona como um estimulador de apetite! Quando você bebe acaba ativando hormônios que abrem o apetite, isso acontece para compensar a entrada de álcool no organismo e assim, adeus dieta!Mas não pará por aí.
O álcool também estimula vários sistemas neuroquímicos e periféricos que controlam o apetite, como inibir a Leptina, hormônio responsável por sinalizar ao cérebro o quanto de gordura o corpo possui, para que ele ajuste o metabolismo e o armazenamento de gordura.Outro perigo é ingerir bebida alcoólica de estômago vazio.
Além da absorção do álcool ser muito mais rápida, o álcool irrita a mucosa estomacal e ainda contribui para formação de gastrite e ulcera. O álcool também desidrata o couro cabeludo e deixa os fios quebradiços e mais propensos à queda.
Não satisfeito? O álcool ainda diminui a massa magra ao elevar o nível de cortisol (hormônio do catabolismo), diminui os níveis de testosterona (hormônio que também é responsável pelo aumento da massa magra) e também causa deficiência de vitamnias B1, B2, B6, B12 e C, as quais são super importantes para o aumento da massa muscular.
A combinação de álcool com energético anula, tanto o efeito depressivo do primeiro quanto o efeito estimulante do segundo, o que aparentemente parece bom, mas isso reduz a percepção de embriaguez, o que incentiva o indivíduo a ingerir mais quantidade de álcool.
Portanto, evite o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo durante happy hours e saideiras durante o fim de semana. O álcool vai de encontro com a busca por um corpo saudável.
Uma dica da Nutri: evite a associação de bebidas alcoólicas com alimentos gordurosos porque é mais trabalho para o fígado!