21 de dezembro de 2025

O doce de cada dia: entenda mais sobre açúcares e faça a escolha ideal


| Tempo de leitura: 2 min

As pessoas estão acostumadas a consumir apenas um tipo de açúcar, o refinado. Mas existem vários outros tipos que podem contribuir para a sua alimentação.

Em síntese, quando mais escuro o açúcar, maior é a quantidade de vitaminas e minerais nele existentes, pois mais próximo ele se encontra do seu estado bruto. O açúcar mais claro possui poucos nutrientes e muitos aditivos químicos, o que a longo prazo pode ser prejudicial à saúde.

Mas independente da cor, todos os açúcares apresentam cerca de 4 kcal por grama, com exceção das versões light.

Confira abaixo uma lista dos principais açúcares e de suas características:

Açúcar mascavo: é o açúcar bruto que não passa por qualquer refinamento. Ele é escuro, úmido e de sabor acentuado e conserva suas vitaminas e sais minerais.

Açúcar demerara: é um açúcar com sabor acentuado e que passa por um refinamento leve e não passa pelo processo de branqueamento, sendo isento de aditivos químicos. Sua cor é caramelizada e é levemente úmido por conta do elevado teor de melaço em sua composição. Apresenta valores
nutricionais similares ao do açúcar mascavo e grande concentração de sacarose.

Açúcar cristal: seus cristais são grandes e transparentes, difíceis de serem dissolvidos em água. Passa apenas por um refinamento leve e perde 90% das vitaminas e sais minerais.

Açúcar orgânico: é o açúcar cristal produzido a partir da cana orgânica, ou seja, sem aditivos químicos. Seus grãos são mais grossos que o do açúcar cristal.

Açúcar refinado: obtido a partir da purificação do açúcar cristal. É ainda mais branco e possui grãos finos e dissolve com facilidade, o que o torna o tipo mais comum no mercado, mas não possui quase nada de vitaminas e minerais.

Açúcar de confeiteiro: porção mais fina obtida a partir do açúcar refinado. Permite uma excelente mistura o que o torna perfeito para fazer glacês e coberturas.

Açúcar light: é uma combinação entre o açúcar refinado e um adoçante. Tem o poder de adoçar de duas a cinco vezes mais que o açúcar comum. É indicado para pessoas com restrição calórica ou para quem se preocupa com a saúde. Não é indicado para diabéticos.