14 de julho de 2025
Logo Header

Novo cardeal Dom Orani já administrou Mosteiro de Claraval


| Tempo de leitura: 1 min
Capa da Notícia
Dom Orani Tempestade, arcebispo do Rio de Janeiro, recém-nomeado cardeal, foi responsável pela Abadia de Claraval

O novo cardeal da Igreja Católica nomeado pelo papa Francisco no último domingo, dia 12, Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, já atuou na região de Franca. Ele foi administrador da Abadia Territorial de Claraval (MG) por três anos, sendo responsável pelo mosteiro da cidade.

Segundo o padre Mateus Resende, reitor do mosteiro, Dom Orani respondeu pela Abadia de 1999 a 2002, quando era bispo da Diocese de São José do Rio Preto. “Ele não chegou a morar em Claraval, mas vinha todos os meses participar de reuniões, celebrava missas, ficava um ou dois dias e voltava”.

A ligação com o arcebispo, de acordo com o padre, ainda é forte por ele pertencer a mesma ordem, no caso a cisterciense, tendo residido no mosteiro de São José do Rio Pardo. “O contato se mantém por telefone e email, como agora quando enviamos os nossos parabéns”, disse o sacerdote.

No mosteiro, a notícia da nomeação de Dom Orani como cardeal trouxe alegria aos monges, mas não causou surpresa. “Já estávamos esperando. Desde que ele foi para o Rio aguardávamos essa nomeação em razão da capacidade que tem, pelo seu lado comunicativo e por saber ouvir”.