23 de dezembro de 2025

Javali


| Tempo de leitura: 1 min
Quando ameaçados podem reagir selvagemente

os javalis são mamíferos. Eles possuem o corpo coberto por pelos longos, grossos e de cor marrom escura. Alimentam-se de frutos, raízes, algumas espécies de vegetais. Quando estão com muita fome, caçam animais de pequeno porte.

Escondem-se e protegem-se em buracos, cobertos de capim, que cavam no solo. Gostam de companhia; então, vivem em manadas, formadas por javalis jovens e fêmeas. Os machos juntam-se ao grupo na época do acasalamento. Seu habitat são as florestas da Europa, Ásia e norte da África. Os filhotes de javali nascem na cor castanho claro com listras negras. À medida que crescem, essa cor vai escurecendo até chegar num tom marrom bem fechado.

São animais calmos; porém, quando ameaçados, tornam-se agitados e bravos, podendo atacar até mesmo seres humanos. Muitos escritores já contaram histórias de javalis violentos, quando atacados pelo homem. São animais da mesma família dos porcos domésticos, ou seja, os javalis também são suínos. Só que com uma diferença: os porcos foram domesticados há milhares de anos pelo Homem. Os javalis continuam selvagens.

Eles chegam a pesar 250 quilos quando na idade adulta. Medem de 1,30 a 1,40 metros. Vivem de 15 a 30 anos quando em seu habitat natural. São muito caçados por causa de sua carne considerada saborosa pelo homem. Sua cor definitiva é marrom escuro. Acasalam-se no outono.

O nome “javali” significa “porco que vive na montanha”. É um substantivo que vem da língua árabe.