O sal que utilizamos em nossas cozinhas pode ser obtido de quatro maneiras diferentes. O sal marinho resulta da evaporação da água do mar. O sal gema é extraído de um mineral chamado “halita”. A salmoura vem de lagos salgados e mares interiores. O sal misto resulta da mistura dos três anteriores.
No Brasil a extração do sal marinho e da salmoura se dá através de salinas. A água salgada é colocada em tanques profundos e depois em tanques mais rasos. Ela evapora e o sal fica no fundo.Então é retirado e levado para montes, para secar. Depois passa por refinação a fim de serem retiradas impurezas.
O sal é conhecido desde tempos muito antigos. Por causa de sal muitas tribos primitivas se movimentavam de um lugar para outro. Durante a época das conquistas romanas, o pagamento dos soldados era um punhado de sal. É daí que vem a expressão “salário”.
Também a expressão “preço salgado” tem origem parecida. Na Roma antiga, os mercadores praticavam preços muito altos para grande parte da população, que precisava de muito sal para comprar as mercadorias oferecidas.